Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

A relação dos pontos turísticos ao redor do mundo com a arquitetura

Totalmente ligado à história dos povos antigos, aspecto interfere na configuração das cidades e dos grandes monumentos
Por Redação Criciúma, SC, 15/08/2022 - 22:01
Foto: Catarina Bortolotto/ Divulgação
Foto: Catarina Bortolotto/ Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Na escola, muitas pessoas aprendem sobre cidades ao redor de todo o mundo em diferentes períodos da história. No entanto, existe um detalhe que às vezes passa despercebido, a arquitetura. Com materiais, técnicas e estilos diversificados, esse aspecto impacta diretamente na configuração das cidades e dos grandes monumentos, que recebem visitantes das mais diversas nacionalidades durante os 365 dias do ano.

Tendo isso em mente, se torna impossível separar a arquitetura dos pontos turísticos e a época em que foram construídos. "Analisando em um âmbito global, conseguimos identificar diversos tipos de igrejas. Isso, porque conforme a era da arte em que foram edificadas, algumas particularidades ganham destaque. Notre-Dame possui um estilo gótico, enquanto a Basílica de São Pedro diz respeito ao período renascentista e barroco, por exemplo", aponta o arquiteto Mateus Michels.

Viagem como forma de conhecimento

Quando o desejo é de uma viagem com belas paisagens e que, ao mesmo tempo, traga o passado de algum povo, o Continente Europeu acaba sendo o mais procurado. Países como Alemanha, França e Itália atraem os flashs de inúmeros turistas. "A história é a identidade da Europa, por isso, a grande preocupação em preservar essa questão nas cidades. Aqui no Brasil esse tipo de arquitetura aparece de forma mais discreta e, por esse motivo, é fascinante ver as esculturas, castelos, palácios e igrejas", explica o arquiteto.

Conhecida mundialmente como a Cidade do Amor, a estética do centro de Paris parou no tempo do alto desenvolvimento durante o período medieval e da industrialização. Dessa maneira, localidades mais contemporâneas ficam afastadas, para não interferirem na experiência que as pessoas têm ao visitar o local.

"É comum esse ponto que a paisagem histórica não tem interferência urbana passar batido. No entanto, engana-se quem pensa que a região não possui tecnologia e boas opções de lazer. O que acontece, apenas, é que o skyline não sofre interferência pelos altos prédios e diferentes tipos de construção, dado que seguem um padrão", destaca Michels.

Elaborar um projeto arquitetônico demanda muita criatividade e, acima de tudo, conhecimento. Dessa maneira, tão importante quanto a teoria, possuir referências de construções finalizadas agrega de maneira significativa nas criações. "Na vida de um arquiteto, as viagens se tornam um laboratório e biblioteca mental. Com esses registros, conseguimos gerar insights e nos basear para criar algo novo", evidencia o arquiteto.

Mais informações podem ser obtidas por meio das redes sociais, pelo @mateusmichelsarq, ou pelo site www.mateusmichelsarquitetura.com.br.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito