Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

A quinta captação de órgãos do ano no Hospital São José

Paciente de 62 anos que sofreu AVC foi a óbito, e família autorizou doação
Por Redação Criciúma, SC, 07/07/2020 - 14:29
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Após a constatação da morte encefálica com a realização de todos os exames necessários para comprovação de um paciente de 62 anos, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico, a Comissão Hospitalar de Transplante-CHT e equipe de neurologistas do Hospital São José (HSJ) verificou que haveria, por meio deste paciente, a possibilidade de doação de órgãos. As enfermeiras Renata Mendes Machado e Daniela Luiz entrevistaram a família para explicar sobre o processo de doação. Informados sobre o assunto e como a ação, mesmo em meio a dor poderia ajudar outras vidas, foi realizada a autorização a doação de órgãos.

“Sabemos que este momento é muito delicado e doloroso para família, mas precisamos fazer a abordagem e oferecer aos familiares apoio; explicar que outras pessoas podem ser ajudadas por meio da vida deles. O Sim para autorizar a doação, certamente vai beneficiar não só um, mas neste caso, três pacientes que estavam na fila de espera por um órgão para sobreviver”, comenta Renata, que faz parte também da equipe CHT. Foi possível fazer a captação de fígado, rins e córneas do paciente.

Para a realização de procedimentos desta natureza, enfermeiras, técnicas de enfermagem, médicos cirurgiões e equipe de apoio são acionadas para que tudo ocorra da melhor forma no menor tempo possível. Para captação de órgãos, médicos da central de transplantes de Florianópolis são acionados e realizaram o procedimento com apoio da equipe do HSJ. Já foram realizadas cinco captações no HSJ neste ano. 

No Centro Cirúrgico do HSJ, a equipe da CHT contou com o auxílio das enfermeiras Francielle Kreutz e Morgana Carboni.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito