Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

A profunda relação de Lenine com a música

Cantor e compositor tem mais de 35 anos de carreira e já venceu seis Grammys
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 01/09/2019 - 20:40
(foto: arquivo 4oito)
(foto: arquivo 4oito)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Você conhece Oswaldo Lenine Macedo Pimentel? É mais fácil chamar apenas por Lenine. Cantor, compositor e produtor musical, nascido em Recife, ele se tornou um sucesso em todo o país. Já são mais de 35 anos de carreira, envolvido com as mais variadas atividades ligadas a música.

Lenine lançou até hoje 13 discos, sendo o primeiro deles "Baque Solto", de 1983 e o último "Em Trânsito", de 2018. O cantor venceu seis prêmios do Grammy Latino, em 2002, 2005, 2007, 2009 e em 2018. Recebeu ainda outras quatro indicações. O melhor ano foi 2005, com dois troféus, o de Melhor Álbum de Pop Contemporâneo Brasileiro, com “Lenine In Cité” e Melhor Canção Brasileira, com "Ninguém Faz Idéia".

Especialista em tocar violão e guitarra, ao longo da carreira Lenine teve suas letras gravadas por Elba Ramalho, O Rappa, Milton Nascimento, Maria Bethânia e Capital Inicial, entre outros. Foi produtor de discos de Maria Rita e Chico César. Atuou ainda como diretor musical da minissérie que virou filme "Caramuru, a Invenção do Brasil".

De onde veio este nome?

Lenine recebeu este nome como uma homenagem ao líder soviético Vladimir Ilyich Ulyanov, conhecido por Lenin. Seu pai José Geraldo era fã do responsável pelo começo da Revolução Russa em 1917. Detalhe que o cantor nasceu em 1959 e Lenin havia morrido em 1924.

Lenine em Criciúma

Lenine estará em Criciúma no dia 27 de setembro para uma apresentação junto com a Camerata Florianópolis. O show será a partir das 21h, no AM Master Hall. Os ingressos já estão à venda pelo Blueticket. Você pode comprar Cadeira Bronze, Cadeira Prata ou Cadeira Ouro.

Tags: Lenine

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito