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A ouvidoria de Içara via WhatsApp

Ferramenta pode ser utilizada para o envio de denúncias, sugestões, elogios e reclamações ao poder público
Por Redação Içara, SC, 25/07/2019 - 16:31 Atualizado em 25/07/2019 - 17:41
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O WhatsApp é o novo canal de comunicação da Ouvidoria Geral do Governo de Içara. Qualquer pessoa agora pode fazer sugestões, denúncias, elogios e reclamações por meio do número (48) 98865-9466, utilizando quase todas as funcionalidades do aplicativo: arquivos de fotos, vídeos e texto. 

De acordo com a diretora geral do Órgão Central do Sistema de Controle Interno do Município, Ana Paula Plácido, a instalação da ouvidoria atende a exigência da Lei nº 13.460/2017, obrigatória a todos os Municípios do país, desde 17 de junho.  A Lei também exige a apresentação de uma Carta de Serviços, ferramenta já disponibilizada pelo Governo no site www.icara.sc.gov.br. “A utilização do WhatsApp vem fortalecer o serviço prestado pela Ouvidoria Geral do Município, sendo mais um canal de controle e participação social, por meio do qual a Administração receberá as manifestações dos usuários dos serviços, tais como reclamações, sugestões, elogios, denúncia e pedidos de informação”, esclarece Plácido. 

“O cidadão, no exercício de sua plena cidadania, agora terá mais esse um recurso na busca por um melhor atendimento. A Lei exige a participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública, refletindo positivamente em uma maior transparência”, enfatiza o prefeito Murialdo Canto Gastaldon.  

Agilidade no retorno 

“Para acessar, o cidadão pode cadastrar o número e iniciar uma conversa, sem a necessidade da identificação. No site da Prefeitura, clicando no banner “Ouvidoria Whatsapp”, o cidadão também será redirecionado ao aplicativo”, explica a ouvidora do Município Márcia Luisa Córneo. Após o registro do chamado, o serviço/órgão ou servidor citado na mensagem, tem 48h para dar resposta para a Ouvidoria. Já o retorno da demanda será entregue em até 72h ao cidadão. 

Além do WhatsApp, o cidadão pode ainda formalizar sua mensagem pelo número fixo da Prefeitura,3431-3500, ou pelo e-mail [email protected]. Todas as demandas serão registradas no Sistema E-Ouv, do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU). Em breve, o trídigito 162, um código único e de fácil memorização, será disponibilizado aos cidadãos.

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