Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
CORONAVÍRUS - Saiba mais aqui

A história por trás do bom velhinho

Inspirado em São Nicolau, Papai Noel entrega presentes para as crianças boas na noite do dia 24 de dezembro
Erik Behenck
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 23/12/2017 - 17:29
(foto: Érik Behenck)
(foto: Érik Behenck)

O Papai Noel é um ser místico que entrega presentes para as crianças na véspera de Natal, ou então dependendo do país, em 6 de janeiro. Sua criação foi inspirada em São Nicolau, que costumava ajudar as pessoas com dificuldades financeiras.

A imagem de um senhor rechonchudo, trajando roupas vermelhas veio dos Estados Unidos. Em 1931 a Coca Cola lançou um comercial onde o bom velhinho utilizava roupas do tipo, popularizando o traje.

A lenda diz que o Papai Noel mora no Extremo Norte do globo terrestre, numa região da Finlândia conhecida como Lapônia, onde está localizado o seu escritório. Além dele, lá também vivem a Mamãe Noel e suas renas, que puxam o trenó com os presentes.

O trenó do Papai Noel é puxado por nove renas, diferente dos veículos do tipo, que são tracionados por oito animais. Elas são as mais rápidas do mundo e com a capacidade de voar, cumprindo a entrega de presentes para todas as crianças em uma única noite.

Na Angola, em Cabo Verde e Portugal, países lusófonos, o bom velhinho é conhecido por Pai Natal. Nos países de língua espanhola, como Espanha, Argentina, Colômbia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai leva o nome de Papá Noel. Santa Claus também é um nome popular, principalmente nos países que utilizam o Idioma Inglês.

Aqui no Brasil, devido a rivalidade entre Internacional e Grêmio, o Papai Noel muitas vezes veste roupa azul no Rio Grande do Sul. Não se sabe ao certo a idade do Papai Noel, mas ele não tem filhos.

Tags: papai noel natal