Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

A história por trás do bom velhinho

Inspirado em São Nicolau, Papai Noel entrega presentes para as crianças boas na noite do dia 24 de dezembro
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 23/12/2017 - 17:29
(foto: Érik Behenck)
(foto: Érik Behenck)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Papai Noel é um ser místico que entrega presentes para as crianças na véspera de Natal, ou então dependendo do país, em 6 de janeiro. Sua criação foi inspirada em São Nicolau, que costumava ajudar as pessoas com dificuldades financeiras.

A imagem de um senhor rechonchudo, trajando roupas vermelhas veio dos Estados Unidos. Em 1931 a Coca Cola lançou um comercial onde o bom velhinho utilizava roupas do tipo, popularizando o traje.

A lenda diz que o Papai Noel mora no Extremo Norte do globo terrestre, numa região da Finlândia conhecida como Lapônia, onde está localizado o seu escritório. Além dele, lá também vivem a Mamãe Noel e suas renas, que puxam o trenó com os presentes.

O trenó do Papai Noel é puxado por nove renas, diferente dos veículos do tipo, que são tracionados por oito animais. Elas são as mais rápidas do mundo e com a capacidade de voar, cumprindo a entrega de presentes para todas as crianças em uma única noite.

Na Angola, em Cabo Verde e Portugal, países lusófonos, o bom velhinho é conhecido por Pai Natal. Nos países de língua espanhola, como Espanha, Argentina, Colômbia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai leva o nome de Papá Noel. Santa Claus também é um nome popular, principalmente nos países que utilizam o Idioma Inglês.

Aqui no Brasil, devido a rivalidade entre Internacional e Grêmio, o Papai Noel muitas vezes veste roupa azul no Rio Grande do Sul. Não se sabe ao certo a idade do Papai Noel, mas ele não tem filhos.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito