Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

A fé católica toma as ruas na Páscoa

No dia da Paixão do Senhor, a memória de Cristo na Cruz pauta vigílias, celebrações e vias sacras
Por Redação Criciúma, SC, 15/04/2022 - 12:29 Atualizado em 15/04/2022 - 12:48
A procissão dos fieis na Operária Nova / Fotos: DTT / Divulgação
A procissão dos fieis na Operária Nova / Fotos: DTT / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Na Semana Santa, a Sexta-Feira da Paixão do Senhor é o momento em que a tradição católica faz recordar a morte de Cristo na cruz como expressão máxima de sua fidelidade e obediência ao Pai. Para adorar o mistério da Santa Cruz e o amor infinito de Deus, católicos fazem o dia de celebrações e procissões.

Em Criciúma, a Vigília Eucarística a partir de 0h até as 12h reuniu fieis na Catedral São José. logo cedo os fieis da Paróquia Nossa Senhora das Graças estiveram em procissão na região do Pinheirinho. Os fieis da Paróquia Santa Bárbara estiveram em Via Sacra e tomaram parte da Caminhada da Penitência que saiu da igreja de Mãe Peregrina, na Operária Nova, em direção à Santa Barbara. Na sede da paróquia, há a celebração da Paixão às 15h e a Procissão do Senhor Morto às 19h, com destino à Catedral São José.

Os fieis da Paróquia São Paulo Apóstolo, no Bairro Michel, também celebram a Paixão às 15h e percorrem, em Via Sacras, as ruas até a Catedral, no Centro. Na região da Próspera há a procissão que parte da Paróquia Nossa Senhora da Salete às 13h percorrendo diversas ruas e retornando à matriz paroquial. Uma nova Via Sacra na paróquia acontece a partir das 20h com concentração final na praça defronte à igreja.

Trânsito

A Diretoria de Trânsito e Transportes (DTT) adverte sobre as movimentações nas ruas. Os agentes estão acompanhando as procissões e monitorando o trânsito, bloqueado as ruas e desviando o tráfego em casos de necessidade. A orientação é para que os condutores evitem as vias que são utilizadas nas vias sacras, buscando rotas alternativas.

Içara e Nova Veneza

O Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus promoveu a Via Sacra da Paixão de hora em hora pela manhã. Às 15h acontece a celebração da Leitura da Paixão do Senhor. Às 18h, a Caminhada da Penitência, com saída do Santuário até a Matriz São Donato.

Em Nova Veneza, mais de 10 mil pessoas passaram pelo Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio pela manhã, chegando nas tradicionais romarias. Às 15h haverá a Leitura da Paixão até as 18h quando o Santuário será fechado e reaberto no Sábado do Senhor, com a celebração noturna de Páscoa.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito