Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

A expectativa para o dia da acareação na CPI

Douglas Borba, Helton Zeferino e Márcia Pauli estarão frente a frente na Alesc a partir das 17h
Por Denis Luciano Florianópolis, SC, 09/06/2020 - 08:33 Atualizado em 09/06/2020 - 08:42
Douglas Borba, que está preso, vai participar da acareação / Divulgação
Douglas Borba, que está preso, vai participar da acareação / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Chegou o dia. Nesta terça-feira, 9, os ex-secretários Douglas Borba (Casa Civil) e Helton Zeferino (Saúde) e a ex-superintendente de Compras da Secretaria de Estado da Saúde, Márcia Pauli, farão parte de uma acareação proposta pela CPI dos Respiradores na Assembleia Legislativa (Alesc). Será a partir das 17h, naquela que promete ser a reunião mais importante da comissão de deputados estaduais até aqui.

"A expectativa é grande. Se torcia para que os três estivesse na acareação, acredita-se que devem haver novas revelações durante essa acareação", considerou o comentarista Marcelo Lula, da Rádio Som Maior. O ex-secretário Douglas Borba, que está preso desde sábado, foi autorizado a participar. "Ontem soubemos que o Douglas Borba vai poder participar, ele foi preso no sábado, vai ser conduzido até a Alesc, assim como a Márcia Pauli que não conseguiu resultado no seu pedido de habeas corpus para não precisar participar", confirmou Lula.

"Todos os pontos que deixaram alguma dúvida aos parlamentares serão confrontados hoje. Os deputados vão mostrar vídeos de depoimentos das outras falas, quando foram depoentes, e aí sim haverá a confrontação e teremos, quem sabe, o esclarecimento de muitas questões que estão colocando um ponto de interrogação nessa história toda", destacou o comentarista. Mas, para Marcelo Lula, é impossível prever quem vai implicar quem entre os três depoentes na acareação. "Isso só vendo na hora. Os três afirmam que estão falando a verdade, os três dizem que as suas falas foram baseadas na verdade, quando de fato a Justiça encontrou uma inconsistência quando compara as falas, os depoimentos de cada um", relatou.

Márcia Pauli, figura-chave na acareação desta terça

Moisés não participou

O governador Carlos Moisés disse, em uma videoconferência nesta segunda-feira, 8, que não participa de compras, mencionando a aquisição investigada de 200 respiradores por R$ 33 milhões pelo Estado junto à Veigamed, objeto da CPI. Moisés afirmou que "não cuida de tudo, caberia à Secretaria de Saúde e à controladoria do governo a compra desses respiradores". "Não me surpreende. O governador vem em um processo de negação dos fatos. Ele deve viver em uma realidade paralela, acredita que Santa Catarina está fazendo um grande trabalho de combate ao coronavírus e que é um estado mais transparente, sendo que tem ex-secretário preso, outras pessoas sendo investigadas. Não me surpreende essa fala do governador", disse Lula. "Nos governos anteriores, todos os valores pagos acima de R$ 500 mil passavam pelo gabinete dos governadores", completou.

Ex-secretário de Saúde, Helton Zeferino

Para o comentarista da Som Maior, o fato exposto por Moisés "pode ser também uma admissão de que o governador terceirizou o seu governo, ele largou na mão dos secretários a responsabilidade e agora acaba expondo isso, o que demonstra a fragilidade desse governo, com pessoas inexperientes e que acabam fazendo a gestão pública de uma forma atípica". Lula revelou que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) deve indicar pela absorção da Secretaria de Integridade e Governança pela Controladoria do Estado. "O Tribunal de Contas do Estado reconhece a fragilidade da Controladoria e da Secretaria de Integridade e Governança, entendendo que os dois órgãos se sobrepõe, o TCE está terminando um estudo recomendando que a Secretaria seja incorporada à Controladoria, não faz sentido ter dois órgãos se sobrepondo e gerando gastos", arrematou.

Ouça o comentário de Marcelo Lula no Programa Adelor Lessa no podcast:

A acareação terá transmissão do 4oito e cobertura da Rádio Som Maior a partir das 17h desta terça-feira. Esse foi um dos temas da live do SC em Pauta, no debate desta segunda. Confira:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito