Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

A despedida de mais um ministro da Saúde

Nelson Teich ficou menos de um mês à frente da pasta. Ele explica a saída em entrevista coletiva
Por Denis Luciano Brasília, DF, 15/05/2020 - 15:35 Atualizado em 15/05/2020 - 16:37
Reprodução
Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Polido e cuidado nas palavras, o médico Nelson Teich despediu-se do Ministério da Saúde na tarde desta sexta-feira, 15. Em pronunciamento que começou com cerca de meia hora de atraso, o agora ex-ministro da Saúde não foi específico nas razões para pedir demissão, e não desferiu qualquer crítica ao presidente Jair Bolsonaro. Pelo contrário.

"Agradeço a oportunidade que recebi do presidente. Foi muito importante atuar no ministério. Eu nasci graças ao serviço público, sempre estudei em escola pública, minha faculdade foi pública, minha residência médica também. Eu fui criado pelo sistema público", apontou. 

Teich anunciou sua saída na manhã desta sexta, após uma conversa com Bolsonaro no Palácio da Alvorada. Ele ficou menos de um mês no cargo - completaria 30 dias no domingo - pois assumiu em 17 de abril, após a conturbada saída de Luiz Henrique Mandetta. O recente episódio do anúncio de liberação de segmentos da quarentena de Covid-19, como barbearias, salões de beleza e academias, via Diário Oficial, com Teich tomando conhecimento por repórteres em entrevista coletiva, foi um dos fatores de descontentamento do agora ex-ministro em relação a Bolsonaro.

O ex-ministro revelou que deixa um plano estratégico que prioriza ampliação das testagens da população para identificar casos de Covid-19. "Nesse período (como ministro) a gente auxiliou estados e municípios, Habilitamos quase 4 mil leitos, repassamos EPIs, equipamentos, respiradores e recursos humanos", relacionou.

Teich garantiu que "deu o melhor de si" e afirmou que "a vida é feita de escolhas, hoje eu escolhi sair", deixando claro que a decisão de deixar o governo foi exclusivamente sua. O general Eduardo Pazuello, aliado de Bolsonaro, é o mais cotado para assumir efetivamente como ministro da Saúde. Ele está como interino.

Confira abaixo mais detalhes do pronunciamento de despedida de Nelson Teich:

Detalhes da transmissão:

16:08

"Eu não aceitei o convite pelo cargo, mas por achar que podia ajudar as pessoas".

16:08

"Agradeço a oportunidade que recebi do presidente Jair Bolsonaro. Foi muito importante atuar no ministério. Eu nasci graças ao serviço público, sempre estudei em escola pública, minha faculdade foi pública, minha residência idem, eu fui criado pelo sistema público".

16:07

Ele elogia a dedicação dos servidores da Saúde.

16:07

"Isso também é fundamental para a gente definir estratégias e ações. Iniciamos as visitas nas cidades mais atingidas, isso foi fundamental", referiu.

16:06

Teich refere um plano estratégico que está deixando para os próximos passos do Ministério da Saúde. E cita um programa de testagem da Covid que está pronto para ser implantado.

16:06

O ex-ministro destaca a luta intensa para apoiar estados e municípios. "Falamos dos pacientes e das pessoas".

16:05

"Nesse período a gente auxilia estados e municípios a passar por essas dificuldades. Habilitamos quase 4 mil leitos, EPIs, respiradores, recursos humanos, em momento de grande crise mundial, tanto dos insumos quanto dos equipamentos".

16:05

"Em todo o tempo que trabalhamos, todo o sistema é pensado em paralelo".

16:05

"Durante esse período a gente teve um foco total na Covid-19. Mas tem todo um sistema que envolve várias outras doenças, toda uma população a cuidar".

16:04

"Esse é o momento que o Brasil inteiro luta pela saúde", destacou.

16:04

"A missão da saúde é tripartite", afirmou, lembrando por exemplo o papel dos secretários estaduais.

16:04

"Eu tenho a honra e o prazer de ter estado ao lado da minha equipe, que sempre esteve ao meu lado, sempre trabalharam intensamente por este país".

16:03

Boa tarde! Ex-ministro da Saúde está na sua despedida agora, em Brasília.

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito