Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

A conta de energia já está mais barata em Urussanga

Redução foi de até 10% em fevereiro e alcançará perto de 18% no mês de março
Por Denis Luciano Urussanga, SC, 24/02/2022 - 08:23 Atualizado em 24/02/2022 - 08:32
Jander Agostin destacando que a conta ficará até 18% mais barata em Urussanga / Foto: Letícia Ortolan / 4oito
Jander Agostin destacando que a conta ficará até 18% mais barata em Urussanga / Foto: Letícia Ortolan / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A energia elétrica está mais barata para o consumidor atendido pela Empresa Força e Luz (Eflul) de Urussanga. Essa redução tem relação com a nova política energética nacional, amparada por subsídio federal e voltada a empresas distribuidoras de energia de pequeno porte. Foram impactadas pela medida cidades de Santa Catarina, Paraná e Sergipe.

"A conta de energia para o consumidor em Urussanga teve um decréscimo de 8 a 10% nesse mês, a lei é de 6 de janeiro e as notas fiscais de fevereiro já tiveram esse desconto. Em março pegará o total pleno da lei, com desconto de 16% a 18%", confirmou o gerente administrativo da Eflul, Jander José de Agostin, em entrevista ao Programa Adelor Lessa na Rádio Som Maior nesta quinta-feira, 24. "A Aneel regularizou essa tarifa do grupo B para diversos segmentos mas não regulamentou o grupo A que abrange indústrias pequenas, diferente daquelas grandes do mercado livre", explicou.

Faturamento não cairá

Ele apontou que, para a Eflul, a medida não significa impacto no faturamento, já que a diferença do valor menor a ser repassado pelos consumidores será compensado pela Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). "O valor que vai entrar no caixa será o mesmo, a CDE, subsídio federal, vai repassar o restante", confirmou. "Quanto à situação econômica da Eflul, continua a mesma. A financeira sempre tem um leve prejuízo, vem um valor de subsídio fixado pela Aneel e quando se chega no período de reajuste, esse valor é ajustado", destacou Jander.

Jander pontuou a necessidade de a Eflul estar equilibrada para atender o crescimento de mercado. "Se existe um crescimento de mercado essa diferença é bancada pela Eflul até aquele momento, ajustando o período todo em função do mercado, o total de consumo de energia de todos os consumidores de Urussanga", afirmou. Atualmente, a Eflul atende cerca de 7 mil consumidores da área urbana e parte da zona rural de Urussanga.

Empresa teve problemas na imagem

O diretor lembrou que a empresa, por problemas passados em relação à tarifa elevada, enfrentou problemas com a comunidade. "O grande prejuízo que a Eflul teve foi moral. Com dificuldades na rua, funcionários xingados, maltratados, isso foi um grande prejuízo", afirmou. "As coisas foram colocadas de forma errada, mentiras na rua, muita coisa politicamente, que a gestão da Eflul que traria preço alto e não tem nenhuma verdade nisso. Pela falta de informação coerente as pessoas acabam assimilando isso", completou.

Ouça a entrevista no podcast:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito