Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

A colonização de Sombrio e a força na confecção

Cidade fica praticamente no meio da distância entre Florianópolis e Porto Alegre
Por Erik Behenck Sombrio - SC, 15/08/2019 - 11:58
(foto: Luana Mazzuchello)
(foto: Luana Mazzuchello)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Sombrio é município desde 30 de dezembro de 1953, quando foi emancipado de Araranguá. O município fica praticamente no meio do percurso entre as capitais do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, distante 240 quilômetros de Florianópolis e 230 quilômetros de Porto Alegre. Nesta quinta-feira, 15, o Programa Adelor Lessa foi direto da cidade.

"Um município começa a ser colonizado quando os primeiros colonizadores chegam, e isso aconteceu em 1848, quando um cidadão de Laguna chegou ao município. Por volta de 1870 Sombrio já tinha uma comunidadezinha. Se for analisar os outros municípios da região, em Araranguá, os primeiros moradores chegaram em 1718, são mais de 300 anos de história", disse o jornalista Rolando Christian Coelho.

Segundo ele, empresário da comunicação na cidade, os moradores possuem característica de trabalho intenso. O jornalista lembrou que na década de 1970 o forte do município economicamente era a agricultura, depois passaram a investir em indústrias para a produção de sapatos, mudando novamente para a confecção de roupas nos anos seguintes.

“Tivemos uma forte indústria calçadista, mas depois quebrou, não só no Sul do Brasil, como também em outras regiões. Então Sombrio passou a investir em confecção, esse pessoal migrou, os empresários e a mão de obra. Isso fez com que alavancasse muito a confecção, hoje temos vários centros de atacados e de varejo. Hoje Sombrio é uma referência na produção, servindo a grandes magazines", concluiu.

Tags: sombrio

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito