Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

A agonia do rebaixamento nos Estaduais

Neste ano, Ponte Preta e Paraná se foram. Juventude e Joinville bateram na trave. Bahia correu risco
Por Denis Luciano Campinas, SP, 19/03/2022 - 19:55 Atualizado em 19/03/2022 - 20:04
Foto: AAPP / Divulgação
Foto: AAPP / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Ponte Preta está rebaixada no Campeonato Paulista. Essa foi mais uma das campanhas que ilustrou uma arrancada de temporada de sofrimentos de alguns grandes e médios nos Estaduais. Que o digam o Paraná, também rebaixado, ou então o Juventude, Joinville e até o Bahia, que passaram raspando por descensos. E teve até campeão que não caiu mesmo passando o seu Estadual sem vencer uma sequer.

Essa agonia recente de outrora destaques com seus Estaduais teve no Criciúma uma especial referência em 2021. Como vice-lanterna, caiu no Campeonato Catarinense e, pela primeira vez na sua história, jogará a Segunda Divisão a partir do fim de maio, em paralelo ao seu retorno à Série B do Campeonato Brasileiro.

Em São Paulo, a Ponte

Na tarde deste sábado (19) empatou em 2 a 2 com o Ituano, no Moisés Lucarelli, em Campinas, e acabou caindo para a Série A-2. Torcia por um revés do Santos, que corria risco, mas o Peixe venceu o Água Santa por 3 a 2 e escapou.

A Ponte Preta, que começou a temporada com o técnico Gilson Kleina, ex-Criciúma, deverá encontrar alguns adversários tradicionais na Série A-2 do Paulista em 2022. Na atual, em disputa, a Portuguesa lidera. Tem o XV de Piracicaba, o Juventus e o São Caetano, entre outros.

Ponte lamentou rebaixamento nas redes sociais

Sob o impacto do rebaixamento estadual, a Ponte será uma das 19 rivais do Criciúma na Série B do Brasileiro a partir de 8 de abril. Estreará em casa contra o Grêmio. O Criciúma receberá a Ponte no Heriberto Hülse na penúltima rodada do turno, e visitará na penúltima do returno em Campinas.

Ainda no Paulistão, caiu o Novorizontino, outro adversário do Tigre na Série B. Fez apenas 3 pontos no Estadual, enquanto a Ponte somou 11. Dos que escaparam, o Água Santa teve 11 e o Santos fechou com 14 pontos.

Paraná caiu

Uma derrota para o União, também rebaixado, por 3 a 1 no dia 26 de fevereiro, em pleno Durival de Britto, rebaixou o Paraná no Campeonato Paranaense. O time fechou o Estadual em último com 4 pontos, com ele foi o União com 7, e passaram perto o Azuriz, com 11, e o Rio Branco, 12 pontos.

Sete vezes campeão estadual, a mais recente em 2006, o Paraná chegou à Taça Libertadores em 2007, jogou a Série A do Brasileiro pela última vez em 2018 e, a partir de então, só acumulou rebaixamentos. Jogou a Série B em 2019 e 2020, frequentou a C em 2021 quando despencou ainda mais. Hoje, a realidade do Paraná é jogar a Série D do Brasileiro em 2022 e a B do Paranaense em 2023. Se não subir nesta temporada, ficará sem calendário nacional.

Na queda do Paraná no Estadual, teve briga entre torcedores e jogadores

Joinville, Juventude, Bahia...

O Joinville esteve rebaixado no Campeonato Catarinense até os 35 minutos do segundo tempo da última rodada da primeira fase, no último dia 5. Eis que virou para 2 a 1 contra o Barra, em Itajaí, e foi beneficiado pela derrota do Próspera, 2 a 0 diante do Concórdia. Assim, o time de Criciúma caiu junto com o Juventus e o Joinville saiu do sufoco.

No Campeonato Gaúcho, o Juventude, que é da Série A do Brasileiro, quase caiu. Escapou na rodada final, no último dia 12. Em Pelotas, perdeu para o Brasil por 1 a 0. Se o rival Caxias fosse derrotado pelo União Frederiquense, o Juventude cairia para a Segunda Divisão estadual. Mas o Caxias fez a sua parte, ganhou por 3 a 0 e mandou o União para o descenso, com 9 pontos, junto com o Guarany de Bagé, com 6. O Juventude terminou com 11 e o São Luiz, 13 pontos.

No Campeonato Baiano, o Bahia correu risco de cair até a penúltima rodada. Daí as vitórias nos últimos jogos contra Jacuipense e Vitória da Conquista tiraram o tricolor do sufoco. Fechou o Estadual em sexto, com 12 pontos, e não chegou sequer à semifinal, a exemplo do rival Vitória, que terminou em quinto, com 13. Caíram o Vitória da Conquista e o Unirb, com 7 pontos.

O campeão que quase caiu

Caso curioso também no Campeonato Goiano. O Grêmio Anápolis, campeão de 2021, terminou a primeira fase com 8 empates e 2 derrotas. Somou 8 pontos, não venceu e só não caiu na temporada em que defendia o título pois o Jataiense perdeu para o Morrinhos. Em paralelo, o Grêmio Anápolis era derrotado pelo Goiás. Caíram o Jataiense, com 7, e o Goiatuba, que estava em outra chave, com 6 pontos.

No Rio de Janeiro, o Volta Redonda caiu depois de reviravoltas. O Nova Iguaçu, eliminado da Copa do Brasil pelo Criciúma, corria risco. Depois arrancou e o Voltaço acabou caindo com 6 pontos, enquanto Bangu e Boavista escaparam com 9. O Volta Redonda é da Série C do Brasileiro, na qual foi adversário do Criciúma em 2021 e estará no caminho do Figueirense nesta temporada.

No Campeonato Cearense, não foi briga por rebaixamento que envolveu time grande. Mas sim uma eliminação precoce. O Ceará foi despachado nas quartas de final pelo Iguatu, que acabou caindo na semifinal diante do Caucaia, que por sua vez decidirá o título frente ao Fortaleza. No Ceará, caíram Atlético Cearense, com 13 pontos, e o Crato, com 5.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito