Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

7 curiosidades sobre Tuvalu

País é um dos menores do mundo e foi atacado durante a Segunda Guerra Mundial
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 09/02/2020 - 10:00
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

1 – TERRITÓRIO

Tuvalu é um país localizado na Polinésia, que possui nove atóis, aquelas ilhas em forma de anel e compostas por corais. Conta com 26 quilômetros quadrados de área e 11 mil habitantes. A parte mais alta do país é de 5 metros, por isso existe um sério risco de desaparecimento devido ao nível do mar.

2 – ECONOMIA

Basicamente, podemos dizer que os moradores de Tuvalu sobrevivem com exportações de copra, que nada mais é do que poupa de coco seca, além de pandano, uma planta típica do país. Outras atividades que dão sustento para a população são a pesca e o cultivo de palmeiras.

3 – SEGUNDA GUERRA

Tuvalu foi invadido por japoneses durante a Segunda Guerra Mundial, só que não demorou muito para que os norte-americanos conseguissem tomar posse da ilha. O arquipélago foi atacado nove vezes pelos nipônicos ao longo de cinco meses. Foi um evento que serviu para determinar a independência do território.

4 – CLIMA

Em Tuvalu o clima é quente e úmido, a temperatura média é de 30ºC ao longo de todo o ano. Entre os meses de novembro e fevereiro é comum que aconteçam tempestades na regiões oeste do território. Em média chove 353,5 centímetros por ano, de maneira irregular, o que causa escassez de água.

5 – POPULAÇÃO

A maior parte dos habitantes são originários da Polinésia, são mais altos e possuem a pele mais clara que os moradores do Kiribati. O idioma é o tuvaluano, língua da Polinésia. Menos da metade das pessoas sabem ler e escrever, existe uma escola, que funciona no maior dos atóis.

6 – FUTEBOL

Por menor que o país seja, o futebol é representado pela Seleção Tuvaluana, que não é membro da Fifa, mas pertence a Confederação de Futebol da Oceania (OFC). O jogo de estreia aconteceu em 1979, contra a Nova Caledônia, em uma derrota pro 11 a 0. As maiores participações da equipe acontecem nos Jogos do Pacífico.

7 – CASAS

Boa parte da população mora em casas que possuem o telhado de palha e com paredes feitas de esteiras. Menos no atol de Funafuti, onde essas construções foram substituídas por outras mais resistentes, pré-fabricadas, depois de um furacão que passou por lá em 1972.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito