Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

7 curiosidades sobre o Uruguai

País bicampeão mundial no futebol, é também um dos menores da América do Sul
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 24/11/2019 - 11:00 Atualizado em 08/12/2019 - 19:08
Foto: Os destaques da Seleção Uruguaia, Luis Suárez e Cavani / Reprodução
Foto: Os destaques da Seleção Uruguaia, Luis Suárez e Cavani / Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

1 – HINO NACIONAL

O povo uruguaio adora o seu hino. Ele tem nada menos do que 6 minutos de duração. A sorte que durante competições de futebol e de outros esportes só é executada uma parte, assim como acontece com o hino brasileiro. É conhecido por Himno Nacional, sendo uma composição de Francisco Acuña de Figueroa, o mesmo autor da letra do hino paraguaio.

2 – TERRITÓRIO

O Uruguai é o segundo menor país da América do Sul, ficando à frente apenas do Suriname, perdendo até mesmo para a Guiana. São apenas 176 mil quilômetros quadrados, o que representa nove vezes menos do que o estado do Amazonas.

3 – MONTEVIDÉU

A população do Uruguai praticamente não cresce há mais de três décadas. Atualmente são 3,4 milhões de habitantes no país, sendo que 51,7% são mulheres. Principal cidade do país, a capital Montevidéu conta com 1,3 milhão de pessoas. 
Possui edifícios antigos, quem vai até lá não pode deixar de visitar a Plaza Independencia, o Teatro Solís, Calle Sarandí e a Plaza Constituición.

4 – INDEPENDÊNCIA 

O Brasil ocupou o Uruguai duas vezes ao longo do século XIX. Inicialmente o país foi incorporado em 1822, quando era chamado de Província Cisplatina, seguindo nesta condição até 1825. Os brasileiros foram expulsos pelo líder Juan Antonio Lavalleja, com ajuda de argentinos. Os uruguaios comemoram a independência no dia 25 de agosto.

5 – MACONHA LEGALIZADA

Em 2017 a venda de maconha passou a ser permitida em farmácias, foi no dia 19 de julho, que o Uruguai se tornou o primeiro país do mundo a permitir o comércio da droga para fins recreativos. A legislação foi aprovada em 2013, possibilitando a produção residencial ou autocultivo, produção cooperativa e a compra em farmácias.

6 – FUTEBOL

A Seleção Uruguai de Futebol foi a primeira campeã da Copa do Mundo, em 1930, quando o país sediou o torneio, ganharam também em 1950. O Uruguai possui 15 títulos da Copa América e duas medalhas de ouro olímpicas, em 1924 e 1928, até por isso é conhecida por "celeste olímpica".

7 – CHIVITOS

Você já comeu chivitos? É um sanduíche de carne, com outros ingredientes, bem popular na culinária uruguaia. Ele conta com molho de maionese e é servido com batatas fritas, ou salada russa como acompanhamento. É um dos pratos mais consumidos por quem visita o país, sendo vendido por restaurantes e bares.

Tags: uruguai

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito