Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

7 curiosidades sobre o Senegal

De colônia francesa a chegada do famoso Rali Dakar
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 01/09/2019 - 10:00
Em 2002 a Seleção do país foi longe e chegou nas quartas da Copa do Mundo
Em 2002 a Seleção do país foi longe e chegou nas quartas da Copa do Mundo

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

1 – LAGO ROSA

Na região norte do país existe um lago rosa brilhante, chamado de Lac Retba. A coloração rosada acontece principalmente nos períodos de seca. Por lá existem diversas algas que produzem caroenoides, atingindo maior nível de salinidade do que nos oceanos. É um local quente, possibilitando a liberação de betacaroteno, dando a cor ao lago.

2 – POPULAÇÃO

Atualmente o país tem em torno de 17,1 milhões de habitantes, sendo que existem cerca de 140 mil mulheres a mais. Se dividem em cinco principais grupos étnicos, sendo os ulofes o principal deles, com 44% das pessoas, seguido pelo fulanis, que tem 23% e dos sereres, com 15%.

3 – DAKAR

A capital do Senegal é Dakar, sendo ainda a maior cidade do país. Foi fundada em 1857 por franceses, sendo uma referência para o comércio com o Novo Mundo. Era lá que terminava o famoso Rali Dakar, quando era disputado na África. Atualmente a competição é disputada na América do Sul.

4 – COLÔNIA FRANCESA

Senegal foi uma colônia francesa até 1960. Nos séculos XVII e XVIII os europeus começaram a exportar escravos, ouro e marfim. O Reino Unido chegou a disputar com a França o controle do local, até desistir em 1814. Em 1946 o país passou a ser reconhecido como um território ultramarino da França, dando cidadania francesa a todos os habitantes.

5 – RELIGIÃO

A maior parte dos habitantes senegaleses são islâmicos, representando 87,2% do total, o cristianismo aparece com apenas 6%. Aproximadamente 0,4% das pessoas não seguem nenhum tipo de religião. As crenças são importantes para os moradores do país, com costumes marcantes na tradição local.

6 – FUTEBOL

O maior feito de Senegal no futebol foi ter chegado nas quartas de finais da Copa do Mundo de 2002. Na primeira fase o time inclusive bateu a França na estreia, atual campeã do mundo. Passaram pela Suécia nas oitavas e caíram para a Turquia. Em 2018 somaram 4 pontos na primeira fase e não conseguiram avançar ao mata-mata.

7 – ECONOMIA

Senegal é considerado um país relativamente industrializado, registrando como Produto Interno Bruto (PIB) 20,3 bilhões de euros em 2018, o que significou crescimento de 6,2% em relação ao ano anterior. O PIB per-capita ficou em 1.283 euros. A produção industrial lidera com 22,7%, seguida pela agricultura, que aparece com 15%.

Tags: senegal

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito