Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

7 curiosidades sobre a Guiana

Localizado na América do Sul, eles possuem o inglês como idioma oficial
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 02/02/2020 - 12:21
Georgetown, a capital da Guiana / Foto: Reprodução
Georgetown, a capital da Guiana / Foto: Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

1 – TERRITÓRIO

A Guiana é um país localizado na América do Sul, que tem 214,9 mil quilômetros quadrados, sendo um pouco menor do que Criciúma. Faz fronteira com o Brasil, Suriname e Venezuela, sendo banhada pelo Oceano Atlântico. É o único país da região a ter sido colonizado por ingleses, inclusive o inglês é o idioma oficial.

2 – COLONIZAÇÃO

Inicialmente a Guiana foi explorada por espanhóis, no século XV, mas passou a ser colonizada apenas no século XVII, por holandeses. Em seguida, os Países Baixos cederam as terras para a coroa britânica. A independência veio somente em 1966, mas ainda seguem como membro da Comunidade das Nações, grupo que conta com 53 países.

3 – SEXUALIDADE

A Guiana é um país que considera a homossexualidade algo ilegal, o único do continente sul-americano com esta condição. Existem protestos e manifestações para que isso seja mudado. Em 2018 foi organizada a primeira parada do Orgulho LGBT.

4 – POPULAÇÃO

O território guianense não é dos maiores, e em relação a população, estão concentrados no litoral, principalmente em Georgetown, sua capital. Devido as características geográficas, a Guiana muitas vezes fica isolada dos outros territórios da América do Sul. Aproximadamente 777 mil pessoas vivem por lá.

5 – RELAÇÃO COM O BRASIL

Na década de 1990 o número de brasileiros que vivem na Guiana passou a ficar mais elevado, o que aprofundou as relações entre os dois países. Em 2001 assinaram o "Acordo de Alcance Parcial", que passou a vigorar em 2004, estabelecendo a regulação tarifária para diversos produtos. Em 2009 foi aberta uma ponte no Rio Tacutu, ligando os territórios.

6 – FUTEBOL

A Seleção Guianense de Futebol é uma daquelas que não joga pela confederação de futebol a qual deveria, fazem parte da CONCACAF, enquanto o país é localizado na América do Sul e logo deveria ser filiado a CONMEBOL. A melhor colocação na Copa do Caribe foi um quarto lugar em 1991, já a Copa Ouro da CONCACAF foi disputada somente uma vez, em 2019.

7 –  BANDEIRA
A Guiana tem a mesma bandeira desde 1966. É formada pelas cores verde, da agricultura e dos bosques, o branco, que simboliza rios e água, amarelo da riqueza mineral, preto da capacidade e resistência e o vermelho, do ardo e dinamismo. Ela é conhecida como ponta da flecha dourada.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito