Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

7 curiosidades sobre a Costa Rica, segunda rival do Brasil na Copa

Seleções já se enfrentaram duas vezes por Mundiais, no total de jogos, são nove vitórias brasileiras
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 20/05/2018 - 18:07Atualizado em 21/05/2018 - 10:07
(foto: reprodução/Prato típico gallo pinto)
(foto: reprodução/Prato típico gallo pinto)

1 – FUTEBOL 1
Brasil e Costa Rica já se enfrentaram dez vezes. Dois desses jogos foram por Copas do Mundo, em 1990 o Time Canarinho venceu por 1 a 0 e em 2002 a vitória foi por 5 a 2. O Brasil venceu nove vezes e a única vitória da Costa Rica foi em um amistoso disputado em 1960.

2 – FUTEBOL 2
A Costa Rica disputará a sua quinta Copa do Mundo. Em 1990 conseguiu avançar até as oitavas, mas a grande surpresa mesmo aconteceu em 2014, quando parou nas quartas, perdendo nos pênaltis para a Holanda. A campanha de 2014 incluiu vitórias sobre Uruguai e Itália, além de empate com a Inglaterra.

3 – FUTEBOL 3
O maior time da Costa Rica é o Deportivo Saprissa, que conquistou por 33 vezes o campeonato nacional. O Saprissa também venceu por três vezes a Liga dos Campeões da Concacaf, a última delas em 2005, quando terminou com a terceira colocação no mundial.

4 – EXÉRCITO
Desde 1949 a constituição da Costa Rica proíbe a formação de um exército no país, porém, conta com policiais para manterá ordem. Com isso, passou a ser sede da Corte Interamericana de Direitos Humanos.

5 – DOIS OCEANOS
A Costa Rica é um país banhado pelo Oceano Atlântico e pelo Oceano Pacífico. Também é o país com maior área preservada do mundo, ocupando 26% de seu território.

6 – NÚMEROS
Sua capital é San José, o país possui 4,8 milhões de habitantes e pouco mais de 51 mil metros quadrados. Está incluído na lista das 22 democracias mais antigas do mundo, sendo o único da América Latina.

7 – CULINÁRIA
Gallo Pinto, este é o principal prato do país, uma espécie de arroz com feijão preto, servido no almoço, no jantar ou no café da manhã. Outra comida popular é o Casado, que também envolve arroz e feijão, com o acréscimo de carne e salada.