Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

7 curiosidades sobre a Coreia do Norte

País é um dos mais fechados do mundo e mantém algumas culturas bem estranhas
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 12/01/2020 - 10:00 Atualizado em 17/01/2020 - 20:00
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

1 – CALENDÁRIO

A Coreia do Norte está no ano 109, conforme o calendário Junche, que iniciou com o nascimento do líder Kim Il-sung, em 1912, pelo calendário Dangun, estariam em 4.352. O antigo líder morreu em 8 de julho de 1994, data em que a partir de então foi proibida o consumo de bebidas, danças e até falar alto. É considerado um dia de luto.

2 – ELEIÇÕES

Está enganado quem pensa que não existe eleição na Coreia do Norte. Elas acontecem a cada 5 anos, para a Assembleia Popular Suprema e a cada quatro anos nas assembleias locais. Prefeitos e governadores são eleitos pelo voto. Os habitantes são obrigados a votarem e o índice chega perto de 100%, mas para a Suprema Assembleia do Povo, apenas um nome aparece nas cédulas.

3 – EXÉRCITO

Embora seja difícil para comprovar, acredita-se que a Coreia do Norte tenha o quarto maior exército do mundo. A cada 25 norte-coreanos, um é alistado, assim, o país carrega a maior porcentagem per capita de militares do mundo. Nos últimos anos, principalmente desde que Kim Jong-un assumiu o poder, informações ficaram ainda mais escassas. É possível que tenham armazenadas toneladas de armas biológicas e químicas.

4 – O QUE É PROIBIDO?

Se você decidir viajar para a Coreia do Norte, evite utilizar roupas justas ou decotadas, já que elas não fazem parte do código de vestimenta. A calça jeans é tratada como um dos símbolos dos norte-americanos e por isso são proibidas. As pessoas não podem fotografar sem a autorização do governo.

Quem mora por lá não pode ter religião, eles devem cultuar os líderes governamentais como se fossem deuses, quem for pego com uma bíblia pode até ser executado. O mesmo vale para o Natal, que não pode ser comemorado no país e em 2011 os vizinhos da Coreia do Sul montaram uma enorme árvore na fronteira.

5 – O NOME

República Popular Democrática da Coreia, este é o nome oficial do país. Pode ser estranho para um território que impõe tantas sanções contra a população e que não considerado nada democrático verdadeiramente, ainda assim, é o nome adotado nas últimas décadas. 

6 – FUTEBOL

A Seleção Norte Coreana esteve em duas edições da Copa do Mundo, a primeira em 1966, com uma campanha surpreendente, que incluiu uma vitória por 1 a 0 contra a Itália e um empate por 1 a 1 com o Chile, nas quartas de final abriram 3 a 0 contra Portugal, mas Eusébio marcou quatro vezes e os portugueses ganharam por 5 a 3.

7 – POPULAÇÃO

O país possui em torno de 25,5 milhões de habitantes, com expectativa de vida em 70,4 anos, sendo 66,6 anos para os homens e 74,5 anos para as mulheres, as informações são de 2016. Cada habitante consome 13,7 menos energia do que os vizinhos da Coreia do Sul.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito