Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

28º GAC realiza ações comemorativas aos 374 anos do Exército

Ao todo, 400 militares estão incorporados no Grupo de Artilharia de Campanha em Criciúma
Por Enio Biz Criciúma, SC, 19/04/2022 - 14:12
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Nesta terça-feira (19) é Dia do Exército. A data é celebrada em memória à Batalha dos Guararapes, que ocorreu em 19 de abril de 1648, no estado de Pernambuco. Foram as principais ações bélicas ocorridas no Nordeste brasileiro contra a presença dos holandeses na região. Em Criciúma, o 28º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) realiza uma série de ações, durante a semana, em comemoração aos 374 anos do exército brasileiro.

De acordo com o comandante, tenente-coronel Eduardo Moraes Fonseca, a data não é comemorada apenas hoje, mas durante toda a semana. "Ontem nós iniciamos umas exposições de material de emprego militar nos shoppings da região e seguimos com alogumas palestras em escolas para divulgar o exército e as atividades do 28º GAC. Além disso, temos a banda que está fazendo apresentações em vários municípios da região".

A noite de quarta-feira (20) será de apresentação especial no bairro Comerciário, em Criciúma. "Amanhã a noite terá uma surpresa para as pessoas que moram no centro de Criciúma, no bairro Comerciário. A nossa banda deve realizar uma Tocata Itinerante. Convido a todos prestigiarem. É a oportunidades de conhecer músicas militares", explica o comandante.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Qual a função do 28º GAC?

O tenente-coronel explica que a principal atribuição é prestar apoio de fogo em combate, porém, outras ações são realizadas. "O 28º GAC presta apoio de fogo em combate, em estado de guerra, para as unidades de infantaria e cavalaria. Além dessa missão, temos outras duas. A garantia da lei e da ordem, e a garantia dos poderes constitucionais. Na nossa região nos cumprimos, ainda, as chamadas missões subsidiárias, ou seja, são atuações em proveito da defesa civil quando a população necessita. E, também, em ações de combate a ilícitos em fronteiras. Por exemplo, nós mandamos tropas para atuar na fronteira com a Argentina e o Paraguai", informa ele.

A companhia de Criciúma atua, ainda, em várias ações de integração com a sociedade. "Atuamos, por exemplo, na operação Covid-19, em campanhas de vacinação, montando postos de triagem, fazendo o mesmo papel que desempenhamos com a H1N1", finaliza o comandante, tenente-coronel, Eduardo Moraes Fonseca.

Ao todo, 400 militares compõem o 28º GAC de Criciúma. 

Foto: Divulgação

Confira o podcast da entrevista do comandante do 28º GAC, tenente-coronel, Eduardo Moraes Fonseca:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito