Após 30 partidas disputadas na temporada de 2026, o Criciúma acumula uma campanha consistente. São 15 vitórias, 10 empates e apenas cinco derrotas, com 41 gols marcados e 27 sofridos. O desempenho de 50% de vitórias ajuda a explicar o momento positivo da equipe, que tem no ataque e na eficiência das jogadas de bola parada alguns dos principais trunfos.
O principal goleador do time é Nicolas, com oito gols marcados. Além da artilharia, o atacante também divide a liderança em assistências, mostrando participação direta em 12 gols do Criciúma na temporada.
Na sequência aparecem Jhonata Robert e Waguininho, ambos com cinco gols. O trio responde por 18 dos 41 gols da equipe, praticamente 44% de toda a produção ofensiva.
Líderes das assistências
Se Nicolas é decisivo para finalizar, a criação ofensiva tem três protagonistas.
Nicolas, João Carlos e Waguininho lideram o ranking de assistências, com quatro passes para gol cada. Logo atrás aparece Marcelo Hermes e Willean Lepo, ambos com três assistências.
Otero, apesar de aparecer com apenas duas assistências na estatística oficial, tem enorme influência ofensiva nas bolas paradas. Das seis jogadas de bola parada que terminaram em gol do Criciúma, o venezuelano participou diretamente de cinco, seja cobrando faltas ou escanteios.
Bola parada é arma importante
Dos 41 gols marcados pelo Criciúma, seis nasceram em jogadas de bola parada.
Foram dois gols de falta direta, ambos marcados por Otero, além de quatro assistências em cobranças de escanteio que terminaram em gols de Bruno Alves, Cauê Santos, Nicolas e Willean Lepo.
Outro dado chama atenção pelo jogo aéreo. Treze gols foram marcados de cabeça, quase um terço de toda a produção ofensiva da equipe.
Nicolas lidera esse fundamento com cinco gols pelo alto, seguido por Waguininho, com três.
Disciplina exige atenção
No aspecto disciplinar, Luciano Castán, Eduardo, Jhonata Robert e Waguininho dividem o posto de jogadores mais advertidos, todos com cinco cartões amarelos.
Na sequência aparecem Bruno Alves, Nicolas e Cesar Martins, com quatro advertências cada.
O Criciúma recebeu cinco cartões vermelhos na temporada. Foram expulsos Gui Lobo, Jean Irmer, Eduardo, Rodrigo e Willean Lepo.
Quando o Tigre marca?
Os números mostram que o Criciúma consegue ser perigoso durante praticamente toda a partida.
Dos 41 gols marcados:
21 aconteceram no primeiro tempo.
20 foram marcados na etapa final.
O período mais produtivo da equipe é justamente o início das partidas. Entre os primeiros 15 minutos de cada tempo, o Criciúma marcou 14 gols.
| Período do jogo | Gols marcados |
|---|---|
| 0' a 15' | 14 |
| 16' a 30' | 12 |
| 31' a 45' | 10 |
| 45+' (acréscimos) | 5 |
E quando sofre gols?
Os 27 gols sofridos também revelam um comportamento interessante.
No primeiro tempo, o Criciúma sofreu 13 gols, distribuídos de forma equilibrada principalmente nos primeiros 30 minutos.
Já na etapa final, foram 14 gols, sendo o momento mais vulnerável entre os 31 e os 45 minutos, quando a equipe sofreu seis gols.
| Período do jogo | Gols sofridos |
|---|---|
| 0' a 15' | 10 |
| 16' a 30' | 6 |
| 31' a 45' | 8 |
| 45+' (acréscimos) | 3 |
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!