O prefeito de Criciúma, Vaguinho Espíndola, afirmou em entrevista à Rádio Som Maior, na manhã desta quarta-feira (10), que a administração municipal pretende manter e ampliar o apoio ao Criciúma para a temporada de 2026. Ele destacou a importância do Tigre como símbolo da cidade e explicou como o poder público planeja seguir ao lado do clube na busca pelo retorno à Série A.
Segundo o prefeito, embora a gestão precise equilibrar “paixão pelo time e responsabilidade administrativa”, é inegável o peso que o Criciúma representa para o município.
“O Tigre é uma das nossas maiores marcas. Onde quer que você vá, alguém vai reconhecer a camisa e associá-la à cidade. Isso precisa ser valorizado”, afirmou.
Vaguinho lembrou que, após consultas ao Tribunal de Contas e ao Ministério Público, a prefeitura definiu a lei de patrocínio que permite o apoio financeiro ao clube. O modelo, aprovado no início do ano, viabilizou o repasse de R$ 500 mil ao Criciúma em 2024, além de patrocínios ao futsal e ao voleibol do Mampituba.
O apoio, segundo ele, exige contrapartidas sociais do clube, como a participação de 100 crianças atendidas pelos CRAS em jogos no Heriberto Hülse.
“Muitas tiveram pela primeira vez a oportunidade de entrar no estádio. Isso mostra que o esporte também transforma vidas”, ressaltou.
O patrocínio ao Tigre está garantido para 2026 e já consta no Plano Plurianual (PPA). O prefeito afirmou ainda que outros tipos de investimentos poderão ser feitos, caso haja necessidade. Além do time profissional, a prefeitura segue auxiliando as categorias de base e as Meninas Carvoeiras com logística e transporte.
Futuro do Ginásio Colombo Machado Salles
Outro ponto da parceria envolve o Ginásio Colombo Machado Salles. De acordo com Vaguinho, a prefeitura e a diretoria do Criciúma estudam um novo modelo de utilização do espaço.
“Estamos desenhando um modelo que pode incluir um lease, um aluguel ou até mesmo o município assumir a gestão. O objetivo é que nossas equipes de base utilizem o ginásio e que o espaço possa receber grandes eventos”, explicou.
Ele lembrou que, neste ano, o município recebeu um amistoso da seleção brasileira de voleibol com casa cheia, e que Criciúma tem potencial para sediar mais competições desse porte.
Apesar do avanço das tratativas, o prefeito esclareceu que ainda não há definição sobre a prefeitura assumir integralmente o ginásio.
“Estamos estudando o melhor modelo junto com a diretoria”, finalizou.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!