O volante Juninho deixou o Criciúma. O jogador nem participou do treinamento na manhã desta segunda-feira (29).
O contrato foi rescindido amigavelmente.
Juninho está indo para o Novorizontino em definitivo.
O volante Juninho deixou o Criciúma. O jogador nem participou do treinamento na manhã desta segunda-feira (29).
O contrato foi rescindido amigavelmente.
Juninho está indo para o Novorizontino em definitivo.
Tags: juninho Novorizontino
Os jogadores do Criciúma treinaram na manhã desta segunda-feira (29), no CT Antenor Angeloni. O lateral-esquerdo Marcelo Hermes ainda não se apresentou. Segundo o clube, o atleta resolve assuntos particulares.
Outra ausência foi a do volante Alison, que, assim como Hermes, também não participou da atividade por motivos pessoais.
Quem também não treinou foi o volante Juninho. Jogador pode estar de saída.
A novidade no treino foi o lateral-direito Willean Lepo, de 28 anos, que participou normalmente da atividade. O jogador pertence ao Vitória e tem contrato até o fim de 2026. Os clubes negociam os termos do vínculo, com maior possibilidade de um empréstimo com opção de compra.
Chamou a atenção o fato de Lepo ter atuado pelo lado esquerdo durante o treino técnico, revezando a posição com Waguininho. Apesar de ser lateral-direito de origem, a movimentação indica que o jogador pode ser utilizado pela ala esquerda, o que reforça a possibilidade de Marcelo Hermes não permanecer no elenco.
Durante o treino técnico desta manhã, o técnico Eduardo Baptista indicou o provável time titular para a estreia no Campeonato Catarinense: Alisson; Cesar Martins, Rodrigo e Luciano Castán; Marcinho, Eduardo, Gui Lobo, Jonatha Robert e Waguininho; Nicolas e Diego Gonçalves.
Programação da semana definida
A comissão técnica definiu o planejamento para a última semana de 2025.
Na manhã desta terça-feira (30), está previsto um jogo-treino entre a equipe profissional e o time sub-20, que se prepara para a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Após a atividade, os jogadores serão liberados.
Os treinamentos serão retomados na tarde de sexta-feira (2). No sábado (3), haverá atividades em dois períodos, e no domingo (4), em um período. Na segunda-feira (5), o elenco treina em um período. Na terça-feira (6), o treinamento ocorre pela manhã, com viagem para Itajaí no período da tarde.
A estreia do Criciúma no Campeonato Catarinense será na quarta-feira (7), às 19h, contra o Marcílio Dias, no Estádio Dr. Hercílio Luz, em Itajaí.
Tags: willean lepo treino
O Criciúma negocia com o lateral-direito Willean Lepo, que pode reforçar o elenco para a temporada de 2026.
O atleta de 28 anos jogou pela equipe do Goiás em 2025, onde contribuiu com um gol e seis assistências em 46 partidas realizadas.
LEIA MAIS
O jogador é formado na base do Macaé-RJ, com passagem pelo Bahia em 2018. Em 2020, chegou ao Novorizontino, onde trabalhou com o treinador Eduardo Baptista em 2023, atuando em 52 jogos.
Lepo tem passagem na Série A, quando jogou pelo Vitória em 2024, e fez 28 partidas na primeira divisão do Campeonato Brasileiro.
O lateral-esquerdo Marcelo Hermes não se reapresentou aos trabalhos do Criciúma neste sábado (27), no CT Antenor Angeloni.
O defensor, que está desde 2022 no Tigre, era esperado no treino, mas não compareceu na atividade. A informação foi confirmada pelo clube, que alegou que o atleta está resolvendo assuntos pessoais.
LEIA MAIS
O elenco do Tigre estava de folga desde quarta-feira (24), e retomou as atividades no Centro de Treinamento neste sábado.
Com contrato até o final de 2026, Hermes esteve emprestado ao Juventude no segundo semestre de 2025, onde foi titular e peça importante da equipe da Serra Gaúcha na Série A.
Marcelo Hermes despertou o interesse de algumas equipes, entre elas o Fortaleza. Segundo o clube, no entanto, nenhuma proposta oficial foi recebida pelo atleta.
Os jogadores do Criciúma estão de folga desde quarta-feira (24). Os trabalhos serão retomados no sábado (27), no CT Antenor Angeloni. O local passou por manutenção no sistema de irrigação dos campos e, por isso, as últimas atividades ocorreram no Estádio da Montanha, em Nova Veneza.
A principal expectativa para sábado é a reapresentação do lateral-esquerdo Marcelo Hermes. O jogador tem contrato com o Tigre até o fim de 2026. Ele estava emprestado ao Juventude, onde disputou a Série A de 2025, e chega valorizado ao clube.
Marcelo Hermes despertou o interesse de algumas equipes, entre elas o Fortaleza.
Segundo o clube, no entanto, o Criciúma não recebeu nenhuma proposta oficial pelo atleta.
“Oficialmente, nenhuma. O presidente da Chapecoense falou comigo, mas tudo nos bastidores. O Marcelo Paz, do Fortaleza, também. Esses falaram comigo, mas tudo na informalidade. Nada de concreto”, afirmou o presidente do clube, Pedro Paulo Canella.
A presença de Marcelo Hermes no treino de sábado pode ser a principal novidade.
“É para se reapresentar amanhã”, concluiu o presidente.
O Criciúma avança nos preparativos para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior, que começa em janeiro. O Tigre integrará o Grupo 18, com sede na cidade de Tietê, no interior de São Paulo. Segundo o supervisor das categorias de base do clube, Gustavo Teixeira, o planejamento logístico já está bem encaminhado para evitar imprevistos durante a competição.
Assim que os grupos foram sorteados, o departamento de base iniciou a busca por informações sobre a sede.
“A gente procura saber quem esteve na cidade no ano anterior para entender como funciona a estrutura”, explicou Gustavo. O Criciúma entrou em contato com dirigentes do Juventude, que disputaram a Copinha em Tietê na última edição, e recebeu detalhes sobre hospedagem, alimentação e campos de treinamento.
De acordo com o supervisor, a Federação Paulista de Futebol oferece hospedagem e refeições completas para até 25 integrantes de cada delegação, incluindo café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. O clube, no entanto, precisa negociar os custos dos excedentes, já que a delegação do Tigre será maior.
“Tietê é uma cidade pequena, mas preparada. A Federação tem uma preocupação muito grande em receber bem os clubes”, destacou.
Delegação com 34 pessoas
O Criciúma viajará para São Paulo com uma delegação de 34 pessoas: 23 atletas e 11 integrantes da comissão técnica e do staff. A equipe será comandada pelo novo técnico do sub-20, Roberto Volpato, que terá Serraninho como auxiliar. A comissão conta ainda com o preparador físico Cléber Orleans e o preparador de goleiros Fabiano Borges.
Inicialmente, o clube inscreveu 40 atletas para a competição. Até a data da viagem, esse número será reduzido para 30, e a lista final contará com 22 ou 23 jogadores. A definição depende, entre outros fatores, de atletas que treinam com o elenco profissional e de jogadores em processo de recuperação física.
Grupo mais jovem e nova filosofia
A edição de 2026 da Copinha marcará uma mudança de filosofia no Criciúma. O clube optará por um elenco mais jovem, mantendo alguns atletas integrados ao grupo profissional.
“Temos muitos meninos treinando com o profissional, e isso é uma valorização importante da base”, afirmou o supervisor.
A nova comissão técnica já iniciou os trabalhos. O time realizou um jogo-treino no CT Antenor Angeloni e ainda fará o último apronto no dia 30, contra a equipe profissional.
“Na próxima semana devemos ter a decisão final do grupo, para trabalhar com mais tranquilidade”, disse Gustavo.
Estreia e possível clássico na segunda fase
A delegação tricolor viaja para Tietê no dia 1º de janeiro. O Criciúma ainda fará dois treinos na cidade, nos dias 2 e 3, antes da estreia marcada para 4 de janeiro, contra o XV de Piracicaba. No dia 7, o adversário será o Canaã/DF. Na terceira e última rodada, no dia 10, o tricolor enfrenta o Comercial Tietê.
Em caso de classificação para a segunda fase, o Tigre enfrentará equipes do Grupo 17, com sede em Cosmópolis, que reúne Cosmopolitano, Figueirense, Red Bull Bragantino e São Luís-MA. Um possível confronto contra o Figueirense já no mata-mata é considerado bastante provável.
“Pelos estudos dos grupos, é um confronto bem possível. Seria um grande jogo”, concluiu Gustavo.
O Criciúma deve ter mais uma baixa no meio-campo. O volante Juninho pode estar de saída. O clube não confirma, mas informações obtidas pelo Blog apontam que o Novorizontino estaria interessado no atleta e as negociações estariam avançadas.
Juninho tem contrato com o Tigre até o fim de 2026.
Ele chegou nessa temporada, onde foi titular no Campeonato Catarinense. Com a chegada de Eduardo Baptista na Série B do Brasileiro, no entanto, perdeu espaço no time.
Juninho fez 36 jogos pelo Tigre e marcou cinco gols.
Nessa semana, o volante Léo Naldi também deixou o Tigre, e também foi para o Novorizontino.
O técnico Eduardo Baptista fez uma avaliação positiva do jogo-treino realizado na terça-feira (23) contra o Santa Catarina, no Estádio da Montanha, em Nova Veneza. O Criciúma venceu por 1 a 0, com gol do volante Eduardo De Biasi.
O treinador destacou a evolução do grupo, a assimilação de novas ideias e a integração dos atletas que chegaram recentemente ao elenco.
“Foi um jogo bem interessante. Tivemos uma semana intensa de trabalho, conseguimos implementar novas ideias, reforçar conceitos antigos e já inserir os atletas que estão chegando dentro do nosso modelo de jogo”, afirmou.
Segundo Eduardo Baptista, a atividade também serviu como um teste relevante diante de um adversário qualificado.
“Foi uma boa equipe do Santa Catarina, que tentou jogar. Tivemos um jogo com poucas faltas e foi um teste feito com mérito. Agora é descansar e corrigir, porque o ritmo de jogo vai começar a nos ajudar cada vez mais”, completou.
O treinador também fez um balanço da última semana de preparação e projetou a sequência da pré-temporada até a estreia no Campeonato Catarinense.
“O fato de termos mantido grande parte da equipe ajuda bastante a reforçar as ideias. Os jogadores novos acabam se adaptando muito mais rápido. Buscamos condicionamento físico, aprimoramento técnico e conseguimos avançar também no aspecto tático”, explicou.
Pensando na sequência, Eduardo Baptista destacou que o período entre o Natal e o Ano Novo será utilizado para reforçar conceitos e elevar o nível da equipe.
“Vamos seguir dentro dessa ideia de aprimoramento para, em janeiro, estarmos no melhor nível possível para o Campeonato Catarinense”, projetou.
Por fim, o técnico agradeceu ao Caravaggio pela recepção durante o jogo-treino.
“Quero agradecer ao Caravaggio por ter aberto as portas para a gente. Elogio toda a estrutura de campo e vestiário. Fomos muito bem recebidos e nos sentimos em casa”, concluiu.
A terça-feira (23) é de intensa movimentação no Criciúma, seja dentro ou fora de campo.
A primeira ação foi um jogo treino durante a manhã, contra o Santa Catarina, no Estádio da Montanha, no Caravaggio, em Nova Veneza. O Tigre venceu por 1 a 0. O gol foi anotado pelo volante Eduardo de Biasi, que ainda não foi anunciado oficialmente como reforço.
Embora a atividade tenha sido fechada, informações dão conta que o Criciúma iniciou a atividade com três zagueiros - Luciano Castán, Rodrigo e Cesar Martins. No meio-campo, a novidade foi Steven, da base, ao lado de Gui Lobo. Outra novidade foi o meia Bidú.
Já no período da tarde, o presidente Pedro Paulo Canella e o diretor institucional, Anselmo Freitas, se reúnem com o empresário e bilionário Ricardo Faria, o "Rei do Ovo". O encontro acontece na residência do empresário, no Balneário Rincão. O assunto não foi divulgado, mas a expectativa é que nesse encontro seja alinhado um patrocínio robusto para o clube. Falam, inclusive, no maior valor aportado por um patrocinador na história do Tigre.
O empresário Ricardo Brandão foi convidado para a reunião, mas por compromissos já agendados anteriormente, não participará.
Tags: jogo-treino rei do ovo reunião economia
O volante Léo Naldi não jogará mais no Criciúma. Conforme antecipado pelo Blog, o atleta não participa das atividades no Tigre desde o final de semana.
Naldi já se despediu do clube. O seu retorno foi solicitado pelo Vitória, clube que detém os direitos do jogador. No primeiro momento, ele tinha contrato de empréstimo com o Tigre até o fim do Estadual.
O volante será emprestado agora ao Novorizontino. A informação foi confirmado pelo jornalista Lucas Rossafa nesta tarde.
O volante Léo Naldi não está treinando nesta segunda-feira (22) no Estádio da Montanha, em Nova Veneza. Como a atividade é fechada para a imprensa, não há informação concreta do que ocorreu.
Informação obtida pelo Blog é que o volante não participa das atividades desde o fim de semana.
Léo Naldi pode estar voltando para o Vitória, o que seria uma perda significativa para o técnico Eduardo Baptista neste início de temporada.
O atleta tinha contrato de empréstimo com o Criciúma até o fim do Estadual.
Informação obtida pelo colega Eduardo Serra, de Salvador, Naldi pode ser utilizado em uma negociação com Baralhas. Naldi iria para o Atlético/GO, enquanto Baralhas permaneceria no Vitória.
Por enquanto, essas informações são especulações. Rumor que aumentou ainda mais com a ausência de Naldi nos últimos treinos do Criciúma.
O lateral-direito Marcinho e o zagueiro Luciano Castán se apresentaram e participaram das atividades neste sábado (20).
Os trabalhos da manhã foram realizados no CT Antenor Angeloni foi conduzido pelos preparadores físicos do Tigre, e a tarde no Estádio da Montanha, em Nova Veneza, onde o técnico Eduardo Baptista comandou um trabalho tático.
Na manhã de domingo (21) o treinamento ocorre novamente no Estádio da Montanha. A atividade terá início às 9 horas.
O volante Eduardo, de 28 anos, pode estar retornando ao Criciúma. O jogador, formado nas categorias de base do Tigre, está realizando exames médicos e deve ser confirmado como reforço nos próximos dias.
Informação foi confirmada pelo próprio clube ao Blog.
Eduardo iniciou no tricolor em 2013 na categoria sub-17, passou pelo sub-20 e se profissionalizou em 2016.
Em 2017 saiu por empréstimo ao Cruzeiro e voltou em 2018 permanecendo até 2021.
Desde então, passou por Avaí, Chapecoense e Novorizontino, onde trabalhou com o técnico Eduardo Baptista.
Nessa temporada, passou pelo FC Anyang, do Japão.
O Criciúma transferiu a programação de treinamentos do elenco profissional para o Estádio da Montanha, no distrito de Caravaggio, em Nova Veneza. A mudança ocorre em razão da manutenção no sistema de irrigação do gramado do CT Antenor Angeloni, prevista para o final de semana.
Com isso, as atividades programadas para sábado (20), domingo (21) e segunda-feira (23) serão realizadas no estádio do Caravaggio. Além dos treinamentos, o jogo-treino marcado para terça-feira, contra o Santa Catarina, também será disputado no local, sem a presença de público.
Em nota, o Criciúma agradeceu ao Caravaggio pela cessão do Estádio da Montanha.
O Criciúma realiza treinamento nesta sexta-feira (19) apenas no período da manhã, no CT Antenor Angeloni, dando sequência à pré-temporada do Tigre.
Alguns jogadores, no entanto, ainda não se apresentaram. O zagueiro Luciano Castán e o lateral-direito Marcinho seguem fora das atividades, mas, segundo o clube, as ausências fazem parte do planejamento. Parte do elenco optou por utilizar o período integral de férias, enquanto outros atletas retornaram antes.
Marcinho e Luciano Castán devem se reapresentar na próxima semana.
O atacante Diego Gonçalves também não se apresentou, mas foi liberado pela diretoria para acompanhar o nascimento da filha.
No treinamento desta sexta-feira, participam normalmente os goleiros Alisson, Georgemy e Pedro; os laterais Léo Mana, Hiago e Davi Gabriel; os zagueiros Rodrigo, Cesar Martins, Erick, Octávio e Ruan; os volantes Léo Naldi, Juninho, Gui Lobo, Alison, Steven, Eliel e Tiaguinho; os meias Jonatha Robert e Bidú; e os atacantes Borasi, Nicolas, Waguininho e João Carlos.
As ausências no gramado são o goleiro Kauã; os laterais Marcinho, Marcelo Hermes e Heitor Roca; o zagueiro Luciano Castán; o meia Fellipe Mateus; e os atacantes Diego Gonçalves e Cauê Santos.
O grupo conta com nove jogadores da base ou em transição para o elenco profissional.
Ao todo, o técnico Eduardo Baptista tem 32 jogadores à disposição neste início de pré-temporada.
O mercado da bola segue em movimentação no Criciúma. Teve volante deixando o clube, zagueiro chegando e três atletas jovens saindo por empréstimo.
Em relação a chegada, o zagueiro Cesar Martins, enfim, foi confirmado pelo clube como reforço para 2026. O atleta, de 32 anos, estava no Novorizontino.
Em relação a saídas, uma em definitivo. O volante Matheus Trindade rescindiu contrato com o Criciúma, em comum acordo, e vai defender o Operário-PR.
E três jogadores oriundos da base carvoeira estão deixando o clube por empréstimo. São eles: Kaik (lateral-direito), Matheus Streit (lateral-esquerdo) e Petterson (atacante). O trio vai defender o Concórdia nas disputas do Campeonato Catarinense.
O Criciúma iniciou uma reformulação importante em sua base que impacta diretamente a participação do clube na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2026. Segundo o diretor de futebol do Tigre, Éder Citadin, a decisão faz parte de um novo alinhamento interno e da adoção de uma metodologia já aplicada em grandes clubes do futebol brasileiro.
De acordo com o dirigente, a equipe que disputará a competição nacional será formada majoritariamente por jogadores mais jovens.
“Já na primeira decisão, resolvemos conversar com o Eduardo e definimos que os atletas de 2005 não iriam para a Copa São Paulo. Talvez dois jogadores de 2006 fiquem conosco. O Roberto vai para a Copinha com um time muito jovem, e essa é uma escolha nossa”, explicou Éder.
O dirigente destacou que a opção segue uma tendência adotada por clubes de grande porte, que têm levado atletas ainda mais novos para a principal competição de base do país.
“Estamos vendo times grandes indo com jogadores de 2007 e 2008. Então precisamos seguir esse caminho, ganhar experiência e colocar esses meninos para jogar”, afirmou.
Além da Copinha, o Criciúma também planeja integrar jovens atletas ao elenco profissional. Entre cinco e seis jogadores da base devem passar a conviver diariamente com o técnico Eduardo Baptista.
“A gente sabe que não é fácil, mas queremos dar essa oportunidade. É um desafio grande, mas faz parte da metodologia de trabalho que estamos implementando”, disse o diretor.
Éder ressaltou que o modelo segue a linha adotada por clubes como Athletico Paranaense e Santos, priorizando o desenvolvimento do atleta acima dos resultados imediatos na base.
“Vamos para a Copa São Paulo sem pensar tanto em resultado, mas em colocar os meninos para jogar. Quem sabe, nos próximos anos, a gente revele um atleta que faça a diferença dentro de campo e também gere retorno financeiro para o clube”, concluiu.
Tags: jovens base atletas elenco profissional
A Federação Catarinense de Futebol fez mais uma alteração na estreia do Criciúma no Campeonato Catarinense. O jogo contra o Marcílio Dias, no Estádio Dr. Hercílio Luz, em Itajaí, permanece no dia 7 de janeiro, uma quarta-feira.
O horário, no entanto, mudou. Passou das 21h30 para às 19h.
Na segunda rodada, o confronto com o Avaí segue mantido para o dia 11 de janeiro, um domingo, às 18h30, no Estádio Heriberto Hülse.
A primeira atividade com bola no gramado ocorreu na tarde desta quarta-feira (17), no CT Antenor Angeloni. Ao todo, 21 jogadores participaram do trabalho.
Participaram da atividade: Alisson, Georgemy e Pedro (goleiros); Léo Mana (lateral-direito); Hiago e Davi Gabriel (laterais-esquerdos); Rodrigo, Cesar Martins, Erick e Octávio (zagueiros); Eliel, Léo Naldi, Steven, Alison, Juninho e Gui Lobo (volantes); Jonatha Robert (meia); e Borasi, Nicolas, Waguininho e João Carlos (atacantes).
O zagueiro Luciano Castán e o lateral-direito Marcinho devem se apresentar até sexta-feira.
O atacante Diego Gonçalves foi liberado para acompanhar o nascimento da filha.
O lateral-esquerdo Marcelo Hermes está de férias e deve se apresentar após o Natal.
Também foram ausências o goleiro Kauã, o lateral-esquerdo Heitor Roca, que segue entregue ao departamento médico; e o meia Fellipe Mateus.
Matheus Trindade deve reforçar o Operário/PR
O volante Matheus Trindade deve deixar o Tigre. A rescisão de contrato está em andamento, e o provável destino do jogador é o Operário/PR.
O Criciúma apresentou oficialmente, nesta quarta-feira (17), o novo executivo de futebol, Thiago Gasparino. Ele chega ao clube com a missão de comandar o departamento em um cenário de readequação financeira para a temporada 2026. “Estou muito feliz e honrado de estar aqui representando este clube. Sabemos da grandeza do Criciúma, da responsabilidade e da força da nossa torcida. Temos uma grande missão para a temporada 2026”, afirmou.
Questionado sobre o orçamento mais enxuto para o próximo ano, o novo executivo reconheceu as limitações financeiras da Série B, mas ressaltou a importância de seguir rigorosamente o planejamento estabelecido. “Sabemos que esse é o cenário da Série B. Tudo aquilo que nos foi passado precisamos cumprir à risca, pela credibilidade e seriedade do clube. Vai ser um ano desafiador, mas teremos que ser criativos para encontrar soluções”, disse.
Segundo Gasparino, um dos principais trunfos do Criciúma para a próxima temporada será a manutenção da comissão técnica e de grande parte do elenco. “Acredito que o maior reforço do Criciúma para 2026 é a permanência da comissão técnica e de aproximadamente 80% do elenco de 2025”, destacou.
O executivo também detalhou seu perfil profissional, ressaltando que sua atuação vai além do mercado de transferências. “Costumo dizer que hoje reúno os três pilares da gestão do futebol: fui atleta por 15 anos e conheço o vestiário; tenho forte relação com o mercado; e atuo na área de gestão, que é fundamental para criar um ambiente tranquilo”, explicou.
Gasparino citou ainda experiências anteriores como gerente, executivo e até CEO de clubes, defendendo uma trajetória construída com responsabilidade. “Sempre procurei dar um passo de cada vez e entender os cenários em que estava inserido para chegar hoje a um clube do tamanho do Criciúma”, afirmou.
Ao comentar sua saída do Sport, o dirigente explicou o contexto vivido no clube pernambucano e destacou que o trabalho foi desenvolvido com foco no médio prazo. “Quando cheguei ao Sport, o clube tinha dois pontos na 13ª rodada. Era um cenário extremamente desafiador. O projeto já era pensando em 2026. Foi um grande aprendizado”, disse.
Sobre contratações, Gasparino afirmou que o mercado segue ativo tanto para chegadas quanto para possíveis saídas, mas evitou criar expectativas. “Não vamos falar de forma quantitativa para não gerar expectativa. O mercado está atento aos nossos atletas, mas também estamos atentos às oportunidades. Vão chegar mais jogadores”, comentou.
Por fim, o executivo reforçou que o trabalho será realizado em total alinhamento com o técnico Eduardo Baptista. “O Eduardo faz parte do processo do departamento de futebol. As ideias precisam ser compartilhadas o tempo todo para que possamos tomar as melhores decisões pensando no sucesso do clube”, concluiu.