Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Enio Biz 19/11/2025 - 14:47

O executivo de futebol do Criciúma, Ítalo Rodrigues, falou com a imprensa na manhã desta quarta-feira (19). O dirigente abriu sua fala prestando solidariedade ao lateral-esquerdo, Felipinho, que perdeu o irmão vítima de infarto. O dirigente destacou que o momento é de dor coletiva e pediu que torcida e comunidade se unam em oração pela família do atleta.

Segundo Ítalo, o clube liberou o jogador desde ontem para acompanhar os familiares, mas a previsão é de que ele retorne aos treinos ainda nesta quinta-feira.

“A vontade dele é o que mais importa. Se ele entender que emocionalmente não está bem, terá total liberdade. Mas a previsão é que se reintegre e viaje conosco”, afirmou.

Questionado sobre os altos e baixos ao longo da competição, o executivo minimizou o tema e lembrou que a oscilação faz parte do futebol.

“Todo time oscilou. Ninguém consegue passar 38 rodadas no mesmo nível. É o jogo. Por isso o futebol é imprevisível e tão gostoso”, disse. 

Com apenas uma rodada para o fim, o Criciúma depende apenas de si para garantir o acesso. Para Ítalo, a chave é manter a normalidade que guiou o clube desde o início.

Ítalo Rodrigues também comentou sobre o voo fretado para Cuiabá, reforçando que a medida é prática comum em outros clubes e não muda a postura interna.

“O fato novo é apenas o conforto na logística. Nada demais. Mantemos a mesma serenidade que tivemos quando oscilamos e também agora”, explicou.

Com a proximidade da decisão e a avalanche de informações externas, o dirigente destacou que o trabalho agora é reforçar que nada de fora decide o jogo.

“Não existe nada externo que vá nos fazer vencer. É o dia a dia. Se você descesse ali e pedisse para o elenco abrir mão da premiação para subir, 100% aceitaria. O grupo já é motivado pelo trabalho”, afirmou.

Ítalo revelou ter mantido conversas constantes com a Comissão de Arbitragem da CBF, destacando transparência e profissionalismo no processo.

“Tudo que precisamos resolver fazemos internamente. Tivemos preocupações na rodada passada e temos nesta também, mas o trabalho está sendo feito”, disse.

Em relação ao clima abafado da capital mato-grossense, o Criciúma antecipou a viagem para possibilitar maior adaptação.

“Vamos um dia antes para treinar, sentir o ambiente e chegar mais preparados”, explicou.

Por Enio Biz 19/11/2025 - 11:40 Atualizado em 19/11/2025 - 17:36

Em clima de decisão e às vésperas do confronto contra o Cuiabá, no próximo domingo (23), pela última rodada da temporada, o atacante João Carlos concedeu entrevista coletiva e abordou temas que vão desde o momento emocional do elenco até sua evolução individual e a expectativa para a partida que pode definir o futuro do Criciúma em 2026.

O jogador iniciou prestando solidariedade ao companheiro Felipinho, que perdeu o irmão recentemente.

“A gente é uma família. A perda dele é a nossa perda também. Que Deus conforte a família, é o que desejamos”, disse.

João Carlos afirmou que o grupo mantém a mesma linha de empenho que marcou o ano inteiro.

“O foco é total no Cuiabá. É uma equipe difícil de jogar lá, mesmo sem mais brigar por nada. Nosso objetivo é maior”, destacou.

A semana curta, segundo ele, não altera a preparação.

“Foi assim o ano todo: metodologia, concentração e adaptação para cada adversário. Vamos trabalhar forte para trazer os três pontos”.

Autor do gol da vitória sobre o Botafogo/SP, que deu alívio ao time na reta final, João Carlos contou como construiu a jogada.

“Sempre fui muito de ir ao fundo, fundo, fundo. Mas venho treinando outras jogadas. Na semana eu já tinha feito esse movimento de cortar para dentro. Fui feliz na finalização”.

Ele também reconheceu seu melhor ano em números pelo Criciúma.

“Acredito que 2025 é meu auge aqui. Foi quando mais participei de gols, mais joguei. Trabalhei muito para melhorar fundamentos e trazer as críticas para o lado positivo”.

João elogiou a decisão da diretoria de fretar voo para a delegação, facilitando a recuperação física na semana mais importante da temporada.

“Ir para Cuiabá costuma ser viagem de 10 horas, com ônibus e conexões. O fretado ajuda muito na recuperação. É nosso último jogo, nosso objetivo final, e isso faz diferença”.

O atacante revelou conversas e instruções do treinador.

“O Eduardo sempre pede para eu levar ao fundo, mas ele sabe que eu posso cortar para dentro. No treino já vinha fazendo isso. Fico feliz por ele confiar e por me orientar”.

Mesmo com mudanças de treinadores durante o ano, João Carlos manteve espaço e regularidade.

“Vai técnico, vem técnico, e eu recebo oportunidades. Acho que é reflexo dos treinos. Minha velocidade máxima foi 36,5 km/h, um número alto”, comentou.

Sobre o término de seu contrato no fim do ano, garantiu foco total:

“Ansiedade existe, claro, mas o importante agora é o jogo contra o Cuiabá. Depois resolvemos isso.”

Entre as decisões em que foi protagonista entrando no segundo tempo, João apontou o gol contra o Botafogo/SP como o mais marcante.

“Pela importância, pelo momento e por dar tranquilidade ao time. Esse é o que guardo com mais carinho”.

Para o duelo final, João prevê dificuldades pelo clima e pela postura do adversário, mas garante confiança:

“Lá é diferente do Sul, muito quente. E mesmo sem brigar por nada, jogador sempre quer mostrar serviço. Mas vamos para lá focados e confiantes. Tenho certeza de que vamos voltar com o resultado positivo”, finaliza.

Por Enio Biz 18/11/2025 - 17:27 Atualizado em 18/11/2025 - 17:28

Uma reunião na tarde desta terça-feira (18), às 15h, entre a direção do Tigre e a Prefeitura de Criciúma, definiu algumas ações para o próximo domingo (23) na cidade em relação a última rodada da Série B do Brasileiro.

O torcedor poderá escolher o local em que vai acompanhar a partida contra o Cuiabá, às 16h30. Telões serão instalados no Estádio Heriberto Hülse e no Parque das Nações.

Em caso do acesso conquistado, o Parque das Nações será utilizado para a comemoração entre torcida, jogadores, comissão técnica e direção do clube. Com vôo fretado, a delegação tricolor deixaria Cuiabá após a partida, chegando em Jaguaruna no fim da noite e se deslocando para Criciúma. A comemoração, em caso de acesso, seria na madrugada de domingo para segunda-feira.

Por Enio Biz 18/11/2025 - 10:32

O elenco do Criciúma ganhou folga geral nesta terça-feira (18). A pausa acontece depois da reapresentação realizada na manhã desta segunda-feira (17), no CT Antenor Angeloni, e antecede o início da preparação definitiva para a última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Na atividade de segunda-feira, apenas os jogadores que não atuaram contra o Botafogo/SP — incluindo os que entraram no decorrer da partida, como João Carlos, Matheus Trindade, Yan Souto, Léo Alaba e Luiz Henrique — foram a campo. Já os titulares fizeram apenas trabalho regenerativo.

O técnico Eduardo Baptista não terá desfalques por suspensão para o confronto decisivo. Nenhum dos 16 atletas pendurados recebeu cartão amarelo na rodada anterior. A única dúvida fica por conta do atacante Borasi, que sentiu dores no tornozelo direito e sequer ficou no banco na última partida.

Com o descanso concedido hoje, o grupo volta aos trabalhos na manhã de quarta-feira (19), quando inicia a preparação para a partida decisiva de domingo (23), às 16h30, contra o Cuiabá, na Arena Pantanal.

Para facilitar a logística, a diretoria do Tigre vai fretar um avião: a delegação decola de Jaguaruna na noite de sexta-feira (21), com retorno programado para logo após a partida. A viagem terá duração de 2h30m.

Tags: treino

Por Enio Biz 17/11/2025 - 10:29 Atualizado em 17/11/2025 - 10:53

Finalizada a penúltima rodada da Série B do Brasileiro, o Tigre e outras quatro equipes fazem conta para chegar à Série A em 2026. Com exceção do Coritiba, que já subiu, Athletico/PR, Criciúma, Goiás, Chapecoense e Remo brigam por três vagas restantes. O Novorizontino já não tem mais chances.

Na classificação, o Coritiba tem 65 pontos, seguido por Athletico/PR, com 62; Criciúma, com 61; Goiás, com 61; Chapecoense e Remo, ambas com 59 pontos.

Confira abaixo, os jogos dos concorrentes diretos na última rodada:

23/11 - 16h30

Cuiabá x Criciúma
Athletico/PR x América/MG
Remo x Goiás
Chapecoense x Atlético/GO

Para o Criciúma voltar à Série A, o que precisa acontecer? Vamos aos cenários.

VITÓRIA DO TIGRE

Em vencendo o Cuiabá, o Criciúma já se garante na Série A do ano que vem, independente de qualquer outro resultado.

EMPATE DO TIGRE

Empatando, o tricolor chegaria a 62 pontos. Para conquistar o acesso, Goiás ou Chapecoense não podem vencer.

DERROTA DO TIGRE

Caso perca o jogo, o Tigre sobe se a Chapecoense não vencer.

Resumindo: a Chapecoense não vencendo na última rodada, o Criciúma comemora o acesso para a Série A em 2026.

Por Enio Biz 16/11/2025 - 20:04 Atualizado em 16/11/2025 - 20:10

A direção do Criciúma, pensando na logística para a última rodada, já definiu que vai alugar um vôo fretado para levar a delegação para Cuiabá.

O avião é de propriedade da Leila Pereira, presidente do Palmeiras.

O embarque será na sexta-feira (21), no Aerroporto de Jaguaruna, sem horário definido.

O Criciúma visita o Cuiabá no domingo (23), às 16h30, na Arena Pantanal.

Após o jogo, a delegação já retorna para Criciúma em vôo fretado, chegando ainda durante a noite.

Por Enio Biz 15/11/2025 - 10:30 Atualizado em 15/11/2025 - 10:32

O clube convocou e a torcida carvoeira fez a parte dela comparecendo no Estádio Heriberto Hülse para apoiar os atletas no último treino antes da partida contra o Botafogo/SP. 

As torcidas Guerrilha Jovem e Os Tigres estavam presentes.

Todos os atletas estão no gramado, inclusive o goleiro Kauã, que não participa de um treino há algum tempo.

Confira abaixo, fotos e vídeos da festa no treino aberto do Heriberto Hülse:

Por Enio Biz 15/11/2025 - 09:19 Atualizado em 15/11/2025 - 09:30

Os portões do Estádio Heriberto Hülse já estão abertos e o torcedor carvoeiro está chegando para acompanhar de perto o treino aberto.

É a última atividade antes do jogo contra o Botafogo/SP, neste domingo (16), às 16h30, no Majestoso.

Os atletas deverão começar os trabalhos por volta das 10h.

Por Enio Biz 14/11/2025 - 12:48 Atualizado em 14/11/2025 - 12:53

Confirmado. O Criciúma confirmou que vai ter treino aberto nesse sábado (15), a partir das 9h, no Estádio Heriberto Hülse.

O torcedor poderá entrar pelo Portão 3.

O clube fez a divulgação nas redes sociais na manhã desta sexta-feira (14).

“Olá, torcedor carvoeiro. Venho aqui, mais uma vez, convocar vocês ao treino aberto no sábado, às 9 horas, entrada pelo portão 3, para juntos criarmos uma corrente positiva rumo essa partida tão importante, rumo a vitória, e se Deus quiser, rumo a Série A”, afirma Eduardo Baptista nas redes sociais do clube.

As torcidas - Os Tigres e Guerrilha Jovem - preparam uma grande festa durante o treinamento.

Por Enio Biz 13/11/2025 - 15:07 Atualizado em 13/11/2025 - 15:32

A cidade vai parar nesta sexta-feira (14) para vestir as cores do Tigrão. Atendendo ao chamado do prefeito Vaguinho Espíndola e do vice-prefeito Salésio Lima, o município se prepara para uma grande mobilização em apoio ao Tigre, que segue firme na disputa pelo acesso à Série A do Campeonato Brasileiro.

O prefeito destacou a importância do momento e convocou toda a comunidade a participar.

“Amanhã, sexta-feira, é dia de amarelo, preto e branco. Vamos vestir a cidade inteira com as cores do nosso Tigrão. Essa luta pelo acesso é do Criciúma e é de Criciúma. É da nossa torcida, da nossa economia, de tudo o que o tricolor representa para o sul de Santa Catarina”, afirmou Vaguinho Espíndola.

Ele também anunciou que toda a equipe da prefeitura participará da ação simbólica.

“Já convoquei toda a equipe da prefeitura a vestir o manto nesta sexta-feira. Quero fazer um convite especial a você, trabalhador, empresário, comerciante: use as cores carvoeiras, incentive seus funcionários, decore a sua loja. Vamos criar esse clima, mostrar que aqui é Criciúma”, reforçou o prefeito.

O vice-prefeito Salésio Lima também destacou o engajamento da população e o significado do momento para a cidade.

“O Criciúma é mais do que um clube, é um símbolo da nossa história, da nossa garra e da nossa identidade. Quando o Tigrão entra em campo, é toda a cidade que joga junto. Essa mobilização mostra o quanto somos unidos e apaixonados por essa camisa”, declarou.

A prefeitura incentiva que prédios públicos, comércios e residências sejam decorados com as cores amarela, preta e branca. A ideia é transformar Criciúma em um verdadeiro mar tricolor às vésperas da rodada decisiva da Série B.

“Amarelo, preto e branco. Na roupa, na vitrine, na bandeira, mas principalmente aqui dentro”, finalizou o prefeito Vaguinho.

Tags: prefeito

Por Enio Biz 13/11/2025 - 10:20

Eduardo Baptista convocou e a torcida carvoeira acatou o chamado e vai estar em peso no Estádio Heriberto Hülse no domingo (16) na partida entre Criciúma e Botafogo/SP, em jogo válido pela 37ª rodada da Série B do Brasileiro. Será o último jogo do ano no Majestoso.

No início da semana, o clube divulgou ações para chamar o torcedor. Só nesta quarta-feira (12), 4.800 ingressos foram distribuídos., sendo dois mil aos sócios, 800 aos sócios patrimoniais e dois mil ao público infantil.

Nesta sexta-feira (14), mais uma ação solidária, onde mil ingressos serão colocados à venda. Nesta promoção, o torcedor poderá garantir seu lugar por R$ 25, com início das vendas às 9h, mas precisará doar um brinquedo no dia do jogo. 

Só com essas ações, 5.800 torcedores estarão no Estádio, somado os 10, 11 mil que vão as partidas, mais aqueles sócios que eventualmente não vão nos jogos, mas poderão ir, mais os que comprarão entradas com valores regulares - R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia-entrada) - e mais alguns torcedores do Botafogo/SP, a expectativa é que 19 mil torcedores estejam no Heriberto Hülse, batendo o recorde do ano.

“O torcedor não desiste, tem um lema aqui: até o fim, até o fim, acredita até o fim, e domingo mais do que nunca. Vamos colocar 20 mil aqui, arrebenta o portão, entra todo mundo para dentro, eu quero ver aquela fumaça que teve ali do ônibus, do jogo do Novo Horizontino, eu quero ver fumaça, confusão, banda, eu quero barulho aqui, que a gente vai fazer o nosso papel”, afirmou o técnico Eduardo Baptista após a vitória sobre o Atlético/GO no último domingo (9).

O treinador ainda reforçou o espírito de união entre equipe e torcida:

“Eu tenho 23 convocados para esse jogo, mas tenho 20 mil pessoas convocadas para domingo estar aqui e nos ajudar. Acredita nesses meninos, pode ter certeza disso", finaliza.

Os 20 mil torcedores citados por Eduardo Baptista, por capacidade do Heriberto Hülse, não será possível. Porém, boa parte dos convocados estará na arquibancada.

Por Enio Biz 12/11/2025 - 17:43 Atualizado em 12/11/2025 - 17:46

Na semana em que o Criciúma se prepara para uma decisão importante na temporada, o clube ganhou uma bênção especial diretamente do Vaticano. Na manhã desta quarta-feira (12), os padres André Dalló, Gabriel Dalmolin e Jader Varela, da Diocese de Criciúma, participaram de um momento histórico: a entrega da camisa oficial do Tigre e de um desenho personalizado ao Papa Leão XIV.

A audiência, que contou com o apoio do Arcebispo Emérito de Maringá, Dom Anuar Battisti, foi marcada por emoção e orgulho para os representantes da região Sul catarinense.

O gesto simbólico, que une fé e futebol, aconteceu justamente na semana decisiva para o Criciúma, que vive uma fase marcante em sua trajetória.

Por Enio Biz 12/11/2025 - 14:45 Atualizado em 12/11/2025 - 14:52

O meia Jonatha Robert vive um dos momentos mais marcantes de sua carreira. Autor do gol da vitória do Criciúma na última rodada da Série B, o jogador falou com emoção sobre a fase do time, a superação pessoal após seguidas lesões e o apoio da família, especialmente do pai, Múcio Alves da Silva Júnior.

Com o Tigre na briga direta pelo acesso à Série A, o meia reforçou o foco do elenco nas duas partidas finais da competição.

“Acho que o grupo está motivado, sabe o que tem que fazer. A gente tem que fazer a nossa parte, independente do que vai acontecer nos outros jogos. Primeiro focar no Botafogo, depois no Cuiabá. Fazendo a nossa parte, temos uma grande chance de subir. Não temos que torcer pra ninguém, temos que fazer o nosso trabalho”, afirmou o meia.

Jonatha Robert também explicou o lance do gol marcado, contra o Atlético-GO, após passe de Fellipe Mateus, em um jogo truncado e de poucas oportunidades.

“Eu sei que o Felipe é um grande jogador, tem um bom passe. Assim que ele pegou na bola, eu só pensei em correr, fazer o facão. Estava muito cansado, mas o passe dele foi perfeito. Eu sempre digo que 90% do gol foi dele. Eu só finalizei e agradeci muito a ele pela assistência”, contou.

Durante a entrevista, o atleta se emocionou ao lembrar do período em que pensou em desistir do futebol por conta das lesões.

“Teve um dia que saí da sala do médico chorando e disse pro meu pai que não dava mais. Mas hoje vivo uma grande fase. O que eu diria pro Jonatha Robert daquele tempo é pra continuar. Segui o conselho da minha família e graças a Deus estou aqui, colhendo os frutos".

JR se emocionou ao falar sobre o pai.

“Meu pai foi tudo pra mim. Ele nunca deixou faltar nada, mesmo com dificuldade. Foi ele que me incentivou, que me levava pra todos os treinos e jogos. Eu devo tudo a ele e à minha mãe. Ele sempre dizia que era melhor do que eu, que eu não amarrava a chuteira dele”, brincou. “Tem uma música que ele ama, Pais e Filhos, do Legião Urbana. Quando toca, ele canta e grita meu nome e do meu irmão. É um momento muito emocionante pra ele e pra mim também", revela.

O meia também demonstrou gratidão ao técnico Eduardo Baptista.

“Abracei ele e agradeci pela oportunidade. Eu precisava disso. Ele confiou em mim, assim como a direção e o presidente. Eu só queria jogar, mostrar meu futebol e ajudar o time. Graças a Deus estou conseguindo retribuir".

Jonatha Robert destacou ainda o ambiente do grupo carvoeiro, considerado por ele o melhor da carreira.

“Esse é o melhor grupo que eu já trabalhei. Ninguém solta a mão de ninguém, todo mundo se apoia. Muitas vezes é o grupo que faz uma equipe vencedora. Aqui é assim, independente se está jogando ou não, todo mundo está junto".

Com duas rodadas restantes, o foco agora é total no confronto contra o Botafogo-SP, antes da decisão diante do Cuiabá.

“A gente não pode pensar em outras coisas. Claro que acompanha o que acontece, mas o pensamento é no próximo jogo. Se pudesse jogar segunda, terça e quarta, eu jogava. A cabeça já está no Botafogo, porque sem vencer eles a gente não chega lá. Depois, sim, pensamos no Cuiabá. Vai dar certo”, finalizou.

Por Enio Biz 12/11/2025 - 12:18 Atualizado em 12/11/2025 - 12:24

Os dois mil ingressos para sócios em dia e os 800 para sócios patrimoniais esgotaram. Não tem mais. A distribuição gratuita começou um pouco antes das 09h e terminou no fim da manhã desta quarta-feira (12).

Nesse momento, resta apenas uma carga de aproximadamente 200 ingressos infantis.

Na sexta-feira (14), começa a ação solidária, onde o clube oferecerá uma carga de mil ingressos, ao custo de R$ 25,00 e mais a doação de um brinquedo novo. Todos os ingressos serão destinados ao setor de arquibancada. A venda acontece na bilheteria do Estádio Heriberto Hülse, das 9h às 18h na sexta, e se sobrar ingresso, a carga restante será comercializada no sábado (15), das 9h às 12h.

Por Enio Biz 12/11/2025 - 09:14 Atualizado em 12/11/2025 - 09:25

Começou nesta quarta-feira (12) a distribuição de ingressos para sócios em dia, sócios patrimoniais e infantis.

As entradas podem ser retiradas na bilheteria do Estádio Heriberto Hülse das 09h às 18h, sem intervalo ao meio-dia.

São dois mil ingressos para sócios em dia; oitocentos para sócios patrimoniais; e dois mil para ingressos infantis.

Por Enio Biz 11/11/2025 - 14:09

Com apenas duas rodadas restantes para o fim da Série B do Campeonato Brasileiro, a disputa pelas vagas no G-4 está eletrizante. O Coritiba, líder com 64 pontos, está virtualmente garantido na elite de 2026. O Coxa tem 99,99% de probabilidade de acesso, segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A briga agora envolve Athletico-PR, Remo, Chapecoense, Criciúma, Goiás e Novorizontino, que disputam diretamente as três vagas restantes na Série A.

De acordo com os cálculos da UFMG, o acesso é matematicamente garantido com 65 pontos. Com 64 pontos, a chance já é de 99,96%; com 63, cai para 99,16%; e com 62, ainda há 87,8% de probabilidade. A partir de 61 pontos, o risco de ficar fora aumenta muito. A chance de subir é de apenas 44,8%.

Somente Coritiba, Athletico-PR e Remo ainda podem alcançar os 65 pontos, o que significa que ao menos uma equipe subirá com 64 pontos ou menos.

Na vice-liderança, o Athletico-PR soma 59 pontos, mesma pontuação do Remo, que aparece em terceiro. Ambos precisam de quatro pontos nas duas rodadas finais para praticamente carimbar o retorno à elite.

O Furacão leva vantagem nos critérios de desempate (17 vitórias contra 15 do Leão Azul), por isso, aparece com chances maiores de confirmar o acesso.

Logo atrás, Chapecoense, Criciúma e Goiás somam 58 pontos e seguem vivos na disputa. Como só podem chegar no máximo a 64 pontos, as três equipes precisam vencer os dois jogos restantes e torcer por tropeços dos rivais diretos.

A Chape ocupa o quarto lugar por ter mais vitórias (17), enquanto o Criciúma aparece em quinto (16 vitórias) e o Goiás em sexto, com o mesmo número de pontos, mas saldo de gols inferior.

Com 57 pontos e 14 vitórias, o Novorizontino ainda tem chances matemáticas, mas a situação é delicada. O time paulista precisa vencer as duas partidas e contar com uma combinação de resultados improvável para alcançar o G-4.

Por Enio Biz 11/11/2025 - 10:38 Atualizado em 11/11/2025 - 10:39

O Criciúma anunciou nesta terça-feira (11) uma série de ações especiais para o confronto decisivo contra o Botafogo/SP, válido pela 37ª rodada da Série B do Brasileiro. A partida será disputada neste domingo (16), às 16h30, no Estádio Heriberto Hülse, e marca a despedida do Tigre diante da torcida carvoeira nesta temporada.

Com o objetivo de lotar o Majestoso, o clube preparou uma campanha que inclui ingressos gratuitos e uma ação solidária. Ao todo, serão disponibilizados dois mil ingressos gratuitos para sócios em dia, 800 ingressos para sócios patrimoniais e dois mil ingressos infantis, destinados tanto a sócios quanto a não sócios.

Além disso, o Criciúma promove a iniciativa “Natal Iluminado”, em parceria com a Cruz Vermelha e a AMBAC, que visa arrecadar brinquedos para crianças em situação de vulnerabilidade. Dentro dessa campanha, o clube oferecerá 1.000 ingressos solidários, ao custo de R$ 25,00 e mais a doação de um brinquedo novo. Todos os ingressos serão destinados ao setor de arquibancada.

A retirada e compra dos ingressos ocorrerá na bilheteria do estádio, que fica na Rua Constante Casagrande, seguindo o cronograma definido pelo clube:

Quarta e quinta-feira (12 e 13/11): retirada dos ingressos gratuitos para sócios e infantis, das 9h às 18h, sem intervalo ao meio-dia.

Sexta e sábado (14 e 15/11): venda dos ingressos solidários mediante doação, das 9h às 18h na sexta, e das 9h às 12h no sábado.

O clube alerta que os horários e dias de atendimento poderão ser alterados, caso as quantidades de ingressos se esgotem antes do previsto.

Por Enio Biz 11/11/2025 - 10:27

O Criciúma segue firme na briga pelo acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. Após a derrota da Chapecoense para o América-MG por 1 a 0, em Chapecó, o Tigre continua colado no G-4 da Série B. Com 58 pontos, o time carvoeiro tem a mesma pontuação da Chape, que ocupa a quarta colocação, mas fica atrás no número de vitórias: 17 contra 16.

O Goiás também soma 58 pontos, mas leva desvantagem no saldo de gols (13 a 6), o que mantém o Criciúma na quinta posição da tabela. 

Para chegar na última rodada dentro do G-4, o Tigre precisa vencer o Botafogo-SP no próximo domingo (16), às 16h30, no Heriberto Hülse, e torcer para que Athletico-PR, Remo ou Chapecoense — um dos três — não vença na penúltima rodada.

O jogo promete casa cheia, já que será o último compromisso do Criciúma diante da torcida em 2025. No entanto, até o momento, a diretoria não anunciou nenhuma promoção ou ação especial para a partida decisiva.

O adversário também chega pressionado. O Botafogo/SP vem de vitória sobre o Amazonas por 1 a 0 e luta para se manter fora da zona de rebaixamento, estando apenas um ponto acima do Z-4.

Dentro de campo, o técnico Eduardo Baptista terá força máxima à disposição. O lateral-direito Marcinho, que estava fora por suspensão, retorna a titularidade. O elenco se reapresentou na segunda-feira (10). Os titulares fizeram trabalho na academia, enquanto os reservas foram a campo. 

Nesta terça-feira (11), o grupo ganhou folga, e os treinos voltam na manhã de quarta-feira (12), no CT Antenor Angeloni.

Por Enio Biz 10/11/2025 - 13:46 Atualizado em 10/11/2025 - 13:52

Com as partidas realizadas até o momento na Série B do Campeonato Brasileiro, o Criciúma tem 44,3% de chances de garantir o acesso à elite do futebol nacional, segundo estudo realizado pelo Grupo de Pesquisa em Métodos Quantitativos Aplicados (GPMEQ) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

O levantamento, conduzido pelos professores Kristian Madeira (Matemático) e Andrigo Rodrigues(Estatístico e Matemático), junto dos estudantes Bruna Gonçalves, Gustavo Pacheco Militão e Giussiane Bandas, utiliza um modelo de simulações de Monte Carlo — método amplamente empregado em análises estatísticas de risco financeiro e previsões eleitorais.

“O cálculo leva em conta vetores de força que estimam a probabilidade de vitória, empate ou derrota de cada equipe em seus jogos restantes, atualizados a cada rodada”, explica Kristian Madeira.

De acordo com o estudo, o Coritiba desponta como o mais próximo do retorno à Série A, com 99,99% de probabilidade de acesso. 

Em seguida aparecem Chapecoense (82,5%), Athletico-PR (76,3%), Remo (49,9%), Criciúma (44,3%) e Goiás (30,1%).

Na classificação da Série B, o Coritiba lidera com 64 pontos, seguido por Athletico/PR, com 59; Remo, com 59; Chapecoense, com um jogo a menos, e 58 pontos ganhos.

O Criciúma aparece em quinto, com 58; Goiás, em sexto, com 58; e Novorizontino, em sétimo, com 57.

O grupo da UNESC se inspira em metodologias desenvolvidas por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), referência nacional em modelagem matemática aplicada ao futebol.

As probabilidades de rebaixamento

O cenário da parte inferior da tabela da Série B do Campeonato Brasileiro começa a se definir. Segundo levantamento do Grupo de Pesquisa em Métodos Quantitativos Aplicados (GPMEQ) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), o Paysandu e o Volta Redonda estão praticamente rebaixados para a Série C de 2026, com 100% e 99,94% de probabilidade, respectivamente.

O Amazonas aparece com 89% de chance de queda, seguido por Ferroviária-SP (44,7%), Botafogo-SP (43,1%) e Athletic-MG (22,4%).

Por Enio Biz 07/11/2025 - 17:06 Atualizado em 07/11/2025 - 17:08

O Criciúma cancelou o treinamento aberto que estava programado para a manhã deste sábado (8) no Estádio Heriberto Hülse. A decisão foi tomada em razão da chegada do ciclone extratropical que deve atingir a região sul de Santa Catarina neste fim de semana.

Segundo nota do clube, a medida segue orientações dos órgãos competentes e tem como objetivo garantir a segurança de torcedores, atletas e funcionários. As previsões meteorológicas indicam chuvas intensas e fortes rajadas de vento nas próximas horas, o que levou a diretoria a optar pela suspensão da atividade.

Apesar do cancelamento, o clube reforçou o convite para que a torcida compareça ao Majestoso neste domingo (9), quando o Tigre enfrenta o Atlético Goianiense pela 36ª rodada da competição.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito