Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Tecnologia sim, mas integrada a estratégia

Tecnologias isoladas, por si só, não são nada mais do que peças de um relógio desmontadas numa prateleira.
Claiton Pacheco Galdino
Por Claiton Pacheco Galdino 15/01/2019 - 09:00

Todo início de ano é a mesma coisa, vemos inúmeros artigos, e-books e estudos apontando quais as principais tendências e tecnologias que serão a febre no ano que se inicia.

Agora mesmo milhares de varejistas do mundo todo inclusive do Brasil estão na NRF Big Show, que é a principal feira de varejo do mundo e que acontece há mais de 100 anos,  sempre em janeiro em Nova York.

Lá muitas tecnologias, ferramentas e conceitos vão ser lançadas e apontarão caminhos que podem ser seguidos.

Nada contra acompanhamento de tendências, muito pelo contrário, é fundamental estar antenado com que está acontecendo de mais moderno no mundo todo.

Entretanto, tecnologias isoladas, por si só, não são nada mais do que peças de um relógio desmontadas numa prateleira.

Se não estiverem conectadas e integrados de uma maneira lógica não funcionam. As peças isoladas não te dão a hora, portanto de nada adiantam.

Muito se fala em transformação digital e por isso muitos empresários vão implantando tecnologias ou ferramentas tecnológicas de maneira isolada dentro do seu negócio sem se preocuparem em colocar isso dentro de uma estratégia.
Estratégias pensadas de forma que a tecnologia funcione com uma parte da engrenagem e não que ela seja o salvador da pátria sozinha.

Implantação de tecnologia é um assunto muito importante e não deve ser da área de TI somente, é um assunto de diretoria.

Deve ser conduzido pelo presidente, pelo CEO da empresa e integrado ao que se pensa para o negócio.

Existe um universo de dados a serem extraídos da gestão dos negócios todos os dias e tem muitas oportunidades ali, mas isso tem que ser feito de maneira pensada dentro da estratégia do negócio.

Quando feito dentro de uma estratégia em que a tecnologia faz parte de um todo e ela faz sentido como motor de propulsão dessa estratégia e os resultados serão sempre maiores, melhores e mais perenes.

Agora, não deixe nunca de acompanhar o que está acontecendo no mundo em termos de evolução tecnológica e tendências de negócios, isso será vital para a sobrevivência de seu negócio.

Um abraço e até a próxima semana.

 

4oito

Deixe seu comentário