Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Outros Tipos de Inovação

Por Claiton Pacheco Galdino 27/08/2019 - 09:00

 

É impressionante quantas pessoas tem a falsa ideia de que ou as empresas são inovadoras ou não.

Esta é uma perspectiva muito simplista que não leva em conta os diferentes tipos de inovações que as empresas podem fazer e fazem.

Para este post, dividi a inovação em duas dimensões: Tecnologia e Mercado, o que nos dá os seguintes 4 tipos de inovação:

Inovaçao Incremental

A Inovação Incremental é a forma mais comum de inovação. Ela utiliza sua tecnologia existente e aumenta o valor para o cliente (recursos, alterações de design, etc.) dentro do mercado existente. 

Quase todas as empresas tem algum tipo de inovação incremental, mesmo sem perceber que estão inovando.

Exemplos incluem adicionar novos recursos a produtos ou serviços existentes ou até mesmo remover recursos (valor por simplificação). 

Mesmo pequenas atualizações na experiência do usuário podem agregar valor.

 

Inovação Disruptiva

A inovação disruptiva envolve a aplicação de novas tecnologias ou processos no mercado atual de sua empresa. 

Esta nova tecnologia é, muitas vezes, mais cara, tem menos recursos, ou é mais difícil de usar e não é tão esteticamente agradável. 

É apenas após algumas iterações que a tecnologia mais recente ultrapassa a antiga e perturba todas as empresas existentes. 

Depois disso, pode ser tarde demais para as empresas estabelecidas competirem rapidamente com a tecnologia mais recente.

Existem alguns exemplos de inovação disruptiva, sendo que um dos mais proeminentes é a do iPhone pela Apple no mercado de telefonia móvel. Antes do iPhone, os telefones mais populares dependiam de botões ou teclados para a entrada do usuário.

Inovação de Modelos de Negócios

A inovação de modelo de negócios (ou architectural em inglês) é simplesmente aproveitar as lições, habilidades e tecnologia geral e aplicá-las dentro de um mercado diferente. 

Essa inovação pode ser incrível no aumento de novos clientes se o novo mercado for receptivo. 

Na maioria das vezes, o risco envolvido na inovação de modelos de negócios tende a ser menor devido ao conhecimento existente para reintrodução de uma tecnologia já comprovada. 

Embora em quase todos os casos seja necessário ajustes para atender às exigências do novo mercado.

Inovação Radical

A Inovação radical, em geral, é o que pensamos quando consideramos a inovação. 

Dá origem a novas indústrias (ou engole as existentes) e envolve a criação de tecnologia revolucionária. 

O avião, por exemplo, não foi o primeiro meio de transporte, mas foi revolucionário por permitir que as viagens aéreas, mais rápidas e melhores, se desenvolvessem e prosperassem.

Os quatro tipos diferentes de inovação mencionados aqui - Incremental, Disruptivo, de Modelo de Negócios e Radical - ajudam a ilustrar as várias maneiras pelas quais as empresas podem inovar. 

Há, certamente, mais maneiras de inovar do que essas quatro, mas o mais importante é encontrar o (s) tipo (s) adequado (s) à sua empresa e executar para transformá-los em sucesso.

Até o próximo.

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito