O ano de 1848 foi de extrema agitação na Europa. Inúmeras rebeliões ocorreram em vários países, obrigando um deslocamento de tropas para evitar a perda do poder ou a queda do regime. Foi o que ocorreu com os Habsburgos, que precisaram reforçar seus exércitos em Viena na luta contra os húngaros, que pretendiam se libertar do jugo imperial.
Os rebeldes italianos se aproveitaram objetivando a libertação da Lombardia, também sob domínio austríaco. Garibaldi e Anita, recém chegados à Europa depois de suas peripécias pela América do Sul, participaram das batalhas mas foram derrotados. As forças italianas tentaram então conquistar Roma, sob domínio papal. Foram bem sucedidas nas batalhas no início de 1949 no Gianicolo, colina de Roma bem perto do Vaticano. O papa Pio IX fugiu para Gaeta e os revolucionários decretaram a República de Roma. No entanto, o sucesso foi passageiro. O rei francês Luis Napoleão, aliado do papa, enviou reforços e a sorte mudou de lado no mês de julho, ocasionando a derrota dos comandados de Garibaldi. Entre eles estava Goffredo Mameli, um jovem poeta de 21 anos, ferido por um golpe acidental de baioneta por um colega de armas. O ferimento infeccionou e em uma época sem vacinas e antibióticos acabou ocasionando a sua morte, apesar da amputação da perna para evitar a gangrena. Mameli é autor de “Fratelli d’Italia”, hino italiano.
A derrota estava consumada e Garibaldi e Anita tiveram que fugir às pressas. Anita, que estava grávida, não resistiu e em agosto, com apenas 27 anos, morreu em Mandriole, na província de Ravena. Seu corpo foi transladado para vários locais até o repouso definitivo no memorial que leva seu nome no Gianicolo. Mameli, sepultado inicialmente no Cimitero Monumentale Verano, em Roma, teve seus restos mortais – bem como o de outros revolucionários mortos em combate - removidos para o Memorial de Garibaldi, bem próximo ao de Anita, a heroína de dois mundos. No Parque do Gianicolo 84 bustos homenageiam os patriotas do Risorgimento, que com sua luta conquistaram a unificação da Itália.
As derrotas e perdas de vidas não foram em vão. Em 1861 Vittorio Emanuelle II assumiu como Rei de Itália, tendo Turim como capital. A unificação entretanto só foi definitiva com a conquista do Veneto em 1866 e do Estado Pontifício em 1870.
Túmulo de Mameli no Cimitero Monumentale Verano I Foto: Alessio Damato wikimedia commons
Memorial de Garibaldi, no Gianicolo I Foto: Andrea Chaves Borges
Memorial de Anita, no Gianicolo I Fonte: turismoroma.it
Leia Mais
Memórias de Garibaldi, livro de Alexandre Dumas
Confira
Museu Garibaldino na Porta San Pancracio na subida do Gianicolo, bem perto do bairro boêmio Trastevere e da maravilhosa Fontana Acqua Paolina - museodellarepubblicaromana.it
Assista
Mosaico das Manas Bonetti na Praça Anita Garibaldi, em Urussanga. Crédito : Magma Filmes/Narração Karla Ribeiro. Clique aqui (https://www.youtube.com/watch?v=fNQOark-FHE)
Inno de Mameli, o Hino da Itália, no Concerto de final de ano da Orquestra e Coro do Teatro La Fenice, em Veneza. Regência Daniel Harding. Clique aqui (https://www.youtube.com/watch?v=nfrnIs8Ak2Q)

Blog Benito Gorini
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito