Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Expectativa alta: últimos preparativos para a estreia do Caravaggio na Série B do Catarinense

Em 2021, o clube de Nova Veneza conquistou o acesso à segunda divisão do estadual
Por Stefanie Machado Edição 27/05/2022
Fotos: Fabrício Júnior/ Divulgação Caravaggio
Fotos: Fabrício Júnior/ Divulgação Caravaggio

Um ano de profissionalização, aniversário de fundação, lançamento de hino e documentário. Maio é um mês historicamente marcante para o Caravaggio Esporte Clube, mas, desta vez, tem um motivo ainda mais especial: a estreia na Série B do Campeonato Catarinense. 

A bola vai rolar em casa, no Estádio da Montanha, em Nova Veneza, a partir das 15h30 deste domingo, dia 29. O time enfrenta o Metropolitano, de Blumenau. A equipe toda está com expectativa alta e com atenção voltada para esse momento. E a bênção de Nossa Senhora de Caravaggio já foi dada.

Foto: Fabrício Júnior/ Divulgação Caravaggio

 

Em 10 de maio de 1970, nascia o Azulão da Montanha

Essa história começou lá em 1970. Em um distrito de Nova Veneza, nascia o Caravaggio Esporte Clube ou, para mais os chegados, o Azulão da Montanha. Desde sempre, uma característica relevante do time é a sua forte ligação com a comunidade. Não à toa, a paixão azul de uma cidade toda nasceu junto com o clube. 

“Toda essa história iniciou a 52 anos com o Caravaggio sendo fundado. E, desde então, atuando em competições amadoras da região e do Estado de Santa Catarina. O Caravaggio foi multicampeão nessa categoria, ganhou tudo o que podia. E aí ano passado a gente resolveu dar um passo a mais”, conta o vice-presidente do Caravaggio, Moisés Spillere. 

Foto: Fabrício Júnior/ Divulgação Caravaggio

Assim, depois de 51 anos de história no futebol amador, o clube iniciou uma reestruturação interna, em diversas áreas, pensando em escrever seus próximos capítulos no profissional. Até que, em 2021, esse sonho finalmente foi realizado. 

Foto: Arquivo/ 4oito

Em 2021, veio a profissionalização e a Série C

Em maio do ano passado, o Caravaggio apresentou à comunidade o seu projeto de profissionalização. Mas, essa conquista teve seus desafios: adequar a estrutura para o profissional, buscar patrocínios e fazer negociações com a Federação Catarinense de Futebol (FCF). 

“Então, a gente vem mudando toda a estruturação do clube. Desde a parte estrutural, até a parte organizacional de processos com os nossos funcionários altamente capacitados. Tudo foi modificado vislumbrando isso”, ressalta Spillere. Ainda em 2021, o plano deu certo. O Caravaggio oficializou a profissionalização do clube no dia 13 de maio. 

Na mesma data, também foi confirmada a participação do Azulão na Série C do Campeonato Catarinense. O desempenho da equipe foi tão bom que, no fim da competição, reservou o seu lugar na Série B de 2022. Em partida contra o Itajaí, o clube venceu o adversário pelo placar 2 a 1 e garantiu o acesso. 

Foto: Arquivo/ 4oito

Lançamento de documentário e hino

Para comemorar o primeiro ano de profissionalização, o clube lançou seu documentário e hino oficial em um evento realizado no Palazzo Delle Acque, em Nova Veneza, neste mês. A celebração emocionou diretores, atletas e torcedores do Azulão da Montanha.

Agora, a paixão de uma cidade inteira está eternizada em duas obras. Produzido por Lucas Barchinski, Rafael Marangoni e Tânia Vitali, o hino oficial narra a história do time. Já o filme, intitulado “Caravaggio: o sonho de uma comunidade”, relembra a trajetória que levou o clube ao acesso à Série B. 

Assista ao teaser do documentário:
 


E finalmente, a estreia na Série B

Depois de muito suor para conseguir o acesso, é hora de deixar tudo pronto para receber os torcedores no Estádio da Montanha. Desde o ano passado, a casa do Caravaggio está passando por reformas - das arquibancadas até o vestiário dos jogadores. Agora, todos os setores do clube estão totalmente focados nos últimos preparativos para a estreia de domingo.

“Desde a parte estrutural, o estádio sofreu bastante intervenções para que tudo ficasse de acordo com os encargos que a federação exige, que os órgãos de controle, como bombeiros e polícia também exigem. Tudo isso foi feito com o intuito de deixar o estádio confortável a todos os torcedores e a todos os atletas”, comenta o vice-presidente. 

Foto: Fabrício Júnior/ Divulgação Caravaggio

E a expectativa é de casa cheia! Somente no primeiro dia de vendas, mais de 100 ingressos foram vendidos. O Estádio da Montanha tem capacidade para mil torcedores de casa e outros mil visitantes. “A gente crê que a torcida do Caravaggio vai lotar o seu espaço. Na torcida visitante, nós temos 250 lugares sentados e o restante em pé. Acreditamos também que vão vir alguns ônibus de Blumenau. A expectativa de público é boa, o espetáculo está bem organizado e tudo vai ocorrer da melhor maneira possível”, salienta. 

A venda dos ingressos começou na quinta-feira (19). Inicialmente, apenas para sócios-torcedores e, desde segunda-feira (23), para o público em geral. “Está tendo uma procura bem grande, bem forte, está até superando as nossas expectativas”, destaca Spillere. Até o fechamento desta reportagem, aproximadamente 700 ingressos já foram vendidos. 

Foto: Fabrício Júnior/ Divulgação Caravaggio

Ainda durante o Catarinense, o Caravaggio enfrentará o Criciúma no dia 12 de junho, no Estádio da Montanha, pela terceira rodada do campeonato. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito