Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Zaniboni +Arquitetos projeta Centro Lúdico de Inovação e Criatividade do Bairro da Juventude

Edifício construído entre a parceria das instituições conta com ambientes voltados aos cursos técnicos, salas especializadas e biblioteca
Por Redação Criciúma, SC, 14/09/2023 - 09:32
Foto: Eloise de Lima/Zaniboni +Arquitetos
Foto: Eloise de Lima/Zaniboni +Arquitetos

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Um espaço multiuso, dinâmico e adaptável, é o que define o novo edifício do Bairro da Juventude. O Centro Lúdico de Inovação e Criatividade (CLIC), idealizado pela diretoria da instituição para ampliar as atividades que acontecem no Bairro, foi projetado pelo escritório de arquitetura Zaniboni + Arquitetos e executado pela Engenharia Castanhel, uma parceria que acontece há mais de 20 anos. A construção, com aproximadamente 2.800m2, conta com ambientes voltados aos cursos técnicos, robótica, ensino Maker, sala de inglês, biblioteca, informática, teatro infantil e outras atividades. 

A planta é livre e integrada para o uso coletivo. O edifício foi pensado para atender alunos de quatro a 18 anos, professores, pais e toda a comunidade escolar. "Pensamos em uma estética lúdica, com materiais de baixa manutenção, mobiliários flexíveis e itinerantes. Através da arquitetura, mostrar que existem muitas possibilidades e que não existem barreiras para o futuro das crianças", destaca a arquiteta Renata Bendo. 

O Projeto social desenvolvido pela equipe de arquitetos só se tornou possível, através do incentivo de empresas privadas e pessoas da comunidade.  "Desde a concepção do projeto a finalização da obra, foram cinco anos de muito trabalho. O espaço CLIC, é um convite para uma nova experiência, uma realidade diferente para as crianças, além disso, o prédio conta com acessibilidade e automação", enfatiza a arquiteta Bruna Búrigo. 

O espaço multiuso recebeu as instalações de novos laboratórios dos cursos técnicos. "A profissionalização é um dos grandes trabalhos desenvolvidos pelo Bairro. No novo edifício, os alunos têm sala de mecânica, automação, padaria, para que possam iniciar suas carreiras. A taxa de empregabilidade da instituição é excelente, o que mostra a relevância do trabalho elaborado pela equipe pedagógica", ressalta o arquiteto Tiago Teixeira. 

A inauguração

A inauguração do espaço CLIC ocorrerá na próxima sexta-feira (15).

A filantropia também faz parte da iniciativa voluntária. "A arquitetura tem o poder de abrir fronteiras, e com o resultado do nosso trabalho, queremos inspirar a sociedade, trazer novos padrinhos e madrinhas para a instituição, motivar novos investidores a contribuírem com o crescimento do Bairro da Juventude. Dessa forma, permitir que crianças e adolescentes sigam estudando e sonhando com um futuro próspero'', conta Augusto Zaniboni. 

A equipe da Zaniboni + Arquitetos que participou de toda a construção conta com os profissionais, Norberto Zaniboni, Augusto Zaniboni, Bruna Búrigo, Renata Bendo e Tiago Teixeira.  

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito