Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Zairo Casagrande defende PL contra as espatódeas e ataca derrubada dos eucaliptos: "feita por pura ignorância"

Vereador é autor do Projeto de Lei que prevê a retirada das espatódeas, árvore danosa às abelhas, que foi vetado pela prefeitura
Por Heitor Araujo Criciúma - SC, 18/02/2020 - 15:46 Atualizado em 18/02/2020 - 15:53
Foto: Arquivo / Reprodução
Foto: Arquivo / Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Ocorrerá nesta terça-feira, 18, a votação do veto do executivo ao Projeto de Lei (PL) que prevê o corte das espatódeas em Criciúma. De autoria do vereador Zairo Casagrande (PSD), a argumentação do PL é de que a árvore é tóxica para as abelhas, inclusive as sem ferrão, que tiveram a criação no perímetro urbano liberada em outro PL recentemente. O vereador também relembrou a derrubada dos eucaliptos na Praça da Chaminé, que teria sido feita em árvores sãs e que são benéficas às abelhas. 

A expectativa de Zairo é de que os vereadores derrubem o veto do executivo. Na avaliação do vereador, não há embasamento na justificativa do Paço: a de que o PL acarretaria em novas estruturas e despesas ao município. "A prefeitura já tem a equipe que faz a poda de árvores, já tem o caminhão. Não se cria cargos, não estrutura secretarias. Na verdade nós estamos dizendo para uma estrutura que já existe cortar as árvores certas, que é tóxica às abelhas", justificou Zairo.

O veto parcial do prefeito derruba o segundo artigo do PL, que diz: "caberá ao poder executivo a supressão de todas as árvores espathodea campanulata existentes em áreas públicas do município de Criciúma".  Também tira a responsabilidade municipal de arcar com despesas para a derrubada das espatódeas. 

"O projeto prevê a substituição das árvores que serão suprimidas. Não vejo porque ir contra esse projeto que visa garantir a biodiversidade, proteger as abelhas é proteger a espécie humana. Essa espatódea é tóxica aos insetos poliminizadores. Tem algumas gigantes na cidade. A expectativa é que os vereadores compreendam esse projeto, que é uma solicitação dos produtores de mel", aponta Zairo. 

E os eucaliptos?

Zairo também questionou a derrubada dos eucaliptos na Praça da Chaminé, que causou polêmica no começo deste mês. 

"Na praça da chaminé, por pura ignorância do tema, eles cortaram árvores sãs. O eucalipto tem 24 benefícios, não é esse bicho papão que mostraram. Eles cortaram árvores benéficas às abelhas e querem manter as tóxicas", atacou o vereador.

A justificativa do prefeito para a derrubada dos eucaliptos é de que as árvores estavam podres e apresentavam riscos. Clésio Salvaro (PSDB) chegou a dizer que bastava "ter o cérebro do tamanho de uma ervilha" para entender a determinação. Ele alegou que os eucaliptos colocavam em risco as crianças da creche que há na praça, pois poderia trazer descargas elétricas de raios. 

Prefeitura afirma que plantará ipês nos lugares dos eucaliptos (Foto: Arquivo / Heitor Araujo / 4oito)

"A flor do eucalipto é muito bem vista pelos apicultores. O eucalipto é uma árvore amiga das abelhas", finalizou Zairo.

O veto de Salvaro ao PL das espatódeas foi feito em 16 de dezembro. Aprovado inicialmente por unanimidade, agora precisa de 9 votos, minoria simples, para aprovar o projeto novamente.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito