Criciúma viveu uma tarde de sábado (17) marcada por chuva intensa, que resultou em alagamentos e prejuízos no abastecimento de energia elétrica. Durante 15h15 e 16h15, o acumulado registrado foi de 90,2mm, volume esperado para 18 dias.
No período da tarde, diversas ruas da cidade tiveram acúmulo de água após a precipitação. Apesar dos transtornos, não foram registradas ocorrências graves como desabrigados até o momento.
LEIA MAIS
- Criciúma registra pontos de alagamento após chuva intensa
- Chuva intensa deixa 3,1 mil unidades sem energia em Criciúma
A forte precipitação também impactou a rede elétrica municipal: cerca de 3,1 mil unidades consumidoras ficaram sem energia, com maior concentração de desligamentos no bairro São Luiz, seguido por Milanese e Recanto Verde, conforme dados da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc).
Volume de 18 dias em uma hora
De acordo com o climatologista Michael Peterson, os pluviômetros da estação meteorológica do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UNESC registraram 90,2 mm de chuva entre 15h15 e 16h15, com momentos em que a intensidade ultrapassou 240 mm/h. A taxa é extremamente elevada em comparação com o padrão de chuva típico da região.
Para efeito de comparação, o acumulado médio esperado para um mês inteiro é de 150 mm. “Foi uma chuva localizada em Criciúma, com intensidades maiores perto da UNESC, enquanto estações próximas como em Nova Veneza, no Rio Cedro Médio registraram cerca de 40 mm”, explicou Peterson.
Vídeos: Silvestre Belloli
Defesa Civil
A Defesa Civil estadual havia emitido alertas para chuva persistente de forte intensidade com risco de raios, alagamentos e enxurradas na região, associados à aproximação de uma frente fria e à formação de um sistema ciclônico sobre o oceano.
Apesar da intensidade, espera-se que as instabilidades diminuam ao longo da noite, com a previsão de melhoria das condições meteorológicas para este domingo.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!