O Ministério do Trabalho informou que 141.628 trabalhadores, que têm direito ao Abono Salarial PIS/Pasep 2025, referente ao ano-base 2023, ainda não sacaram o benefício. O calendário de pagamentos encerra no dia 29 de dezembro.
O montante está avaliado em R$ 145.788.353,00. Os valores estão disponíveis para saque nas instituições financeiras Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. O Abono Salarial é um benefício no valor de até um salário mínimo, concedido anualmente a trabalhadores da iniciativa privada, por meio do PIS, e a servidores públicos, pelo Pasep, desde que atendidos os critérios estabelecidos pelo programa.
LEIA MAIS SOBRE ECONOMIA
- Rodoviária de Criciúma teve mais de 1 milhão de passageiros em 2025
- Prazo para entrega de regulamentação para pescadores termina em 31 de dezembro
Quem tem direito ao Abono Salarial?
Conforme o Ministério do Trabalho, têm direito ao Abono Salarial os trabalhadores que atendem aos critérios de habilitação, entre eles:
- estar cadastrados no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos, contados a partir do primeiro vínculo;
- ter recebido, de empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social (PIS) ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), até dois salários mínimos de remuneração mensal média no período trabalhado;
- ter exercido atividade remunerada por, no mínimo, 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
- e ter os dados referentes ao ano-base 2023 corretamente informados pelo empregador no eSocial.
Como consultar os valores?
O trabalhador pode consultar se tem direito ao Abono Salarial por meio dos canais oficiais do governo. A verificação pode ser feita pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou portal Gov.br.
Também é possível obter informações diretamente nas agências da Caixa Econômica Federal, para quem recebe pelo PIS, e do Banco do Brasil, no caso do Pasep, informando CPF ou número do PIS/Pasep.