Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Vivercom da Unesc promove melhorias em duas escolas de Criciúma

Escolas Irmã Edviges e João Frassetto receberam visita de bolsistas para diversos serviços
Por Letícia Ortolan Criciúma, SC, 21/11/2021 - 20:01
Foto: Décio Batista / AgeCom e Divulgação
Foto: Décio Batista / AgeCom e Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Mais duas escolas estaduais foram beneficiadas pelo Projeto Vivercom da Unesc. Na manhã deste sábado (20/11), a Escola Irmã Edwiges, do Bairro Mina União, recebeu a visita. À tarde, foi a vez da Escola João Frassetto, no Bairro Santa Luzia. Ao todo, 45 bolsistas do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde) realizaram atividades de pintura, roçada e plantio de mudas nas dependências das duas escolas, dando um toque especial e agradável na área de circulação dos dois estabelecimentos de ensino. "Nossos bolsistas participaram de todo o processo, na limpeza, nas reformas, nos plantios e tudo o que foi feito", destacou o coordenador do Vivercom e professor da Unesc, Rafael Amaral.

Pela manhã, 19 acadêmicos arregaçaram as mangas e pintaram muros, roçaram, limparam e plantaram mudas no jardim e no canteiro interno central da Escola Irmã Edwiges. Eles trabalharam também na implantação de uma horta bastante variada. Essa intervenção presencial foi coordenada pela professora e assessora acadêmica da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias (Dirext), Sheila Martignago Saleh, e pelo professor Diogo Morais, com apoio da equipe do Horto da Unesc, com o biólogo Cristian Daniel Luzietti Pereira.

À tarde, outra turma do Vivercom promoveu as melhorias na Escola João Frassetto. Canteiros internos e bancos receberam um visual novo com pinturas e plantio de plantas ornamentais. Um viveiro próximo à sala da diretoria ganhou melhorias e mudas de plantas medicinais. “Só temos a agradecer o trabalho realizado pelo Vivercom. Nossa escola ficou ainda mais bonita e agradável com as pinturas dos canteiros e o novo paisagismo”, elogiou a assistente de direção da escola, Tatiane Schouff.

Sete escolas atendidas

O Vivercom é o projeto de extensão que executa o Proesde, programa que estabelece a participação em atividades à comunidade pelos acadêmicos bolsistas via Uniedu. Sete escolas foram escolhidas na região para receber as intervenções presenciais e de orientação. Equipes do Vivercom já estiveram nas escolas Dolvina Leite de Medeiros (Araranguá), Macário Borba (Sombrio) e Maria Solange Lopes de Borba (São João do Sul). A programação de 2021 terá mais duas ações: na sexta-feira (26/11), a partir das 13h30min, na Escola Salete Scotti dos Santos, em Içara, e no sábado (27/11), às 8h, na Escola José do Patrocínio, em Siderópolis.

O projeto Vivercom é composto de duas etapas. Na primeira, os alunos das escolas escolhidas recebem orientações dos acadêmicos relativas a diversos temas pré-estabelecidos em comum acordo. Os estudantes das escolas participaram de oficinas educativas que abordaram violência contra a mulher, álcool e drogas, primeiros socorros, alimentação e saúde entre outros assuntos.

O que é o Proesde

O Proesde é regulamentado pela Portaria Normativa 2180/SED/2020 e tem como objetivo a concessão de bolsas de estudos para estudantes matriculados em cursos de graduação e de licenciatura, sob a coordenação da Diretoria de Políticas e Planejamento Educacional (DIPE) da Secretaria de Estado da Educação (SED). O programa abrange todas as regiões de Santa Catarina beneficiando estudantes matriculados em cursos nas Instituições de Ensino Superior (IES) mantidas por Fundações Educacionais de Ensino Superior, instituídas por leis municipais.

O Proesde consiste em um conjunto de atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas à formação do estudante e bolsista enquanto cidadão e profissional capaz de intervir e contribuir em seu contexto regional, mediante a articulação entre sua formação acadêmica e o desenvolvimento educacional e socioeconômico de sua região. Tais atividades são desenvolvidas por meio de projetos de intervenção abrangendo todas as Regionais de Educação.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito