Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Visitas presenciais liberadas nas unidades prisionais da Amrec

Novidade passa a valer a partir de segunda-feira, 26, no Presídio Santa Augusta, Penitenciária Sul e Feminina
Por Gregório Silveira Criciúma, SC, 22/10/2020 - 16:38 Atualizado em 22/10/2020 - 16:42
Foto: Arquivo / 4oito
Foto: Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) autorizou as visitas presenciais nas unidades prisionais e socioeducativas em Santa Catarina nas regiões classificadas na matriz de risco moderado (azul) ou alto (amarelo) para coronavírus. 

Com a mudança de status da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) para a cor amarela, a partir da próxima segunda-feira,  26, as visitas presenciais já estarão valendo para as seguintes unidades: Presídio Santa Augusta, Penitenciária Sul e Penitenciária Feminina. "Como ainda estamos na cor amarela a visita poderá ser de apenas 30 minutos, se evoluirmos para o azul a visita presencial passa a ser de 1 horas", afirma a juíza Débora Zanini, titular da Vara de Execuções Penais de Criciúma e Região.     

Debora também adianta que todas as medidas estão sendo adotadas para se manter os devidos cuidados sanitários. "Estamos preparando para que as visitas presenciais voltem a partir de segunda-feira e até lá já conseguimos deixar tudo em ordem. Não pode abraçar, nem beijar, ou seja, não pode o contato físico. Tem que ser mantida a distância social de 1,5 metros, usar máscara e álcool em gel. O visitante ainda terá que assinar dois termos. Um deles alegando que concorda com as regras e o outro assegurando que não apresenta sintomas da doença, não faz parte do grupo de risco, além de se comprometer em informar à unidade caso apresente sintomas gripais 14 dias após a visita." 

Os internos na matriz de risco amarela vão poder optar pela visita presencial ou pela "visita virtual", feita de forma online pela família.   

Segundo dados da SAP até o momento foram confirmados 2.373 casos coronavírus nas unidades prisionais de Santa Catarina, sendo que desse total 2.323 estão recuperados e ocorreram 4 óbitos. Entre as mortes estão 1 servidor e 3 presos. Hoje no sistema catarinense tem 22.833 alocados, sendo 12.082 em regime fechado, 5.542 no semiaberto e 5.173 provisórios. No início da pandemia o Presídio Santa Augusta teve um boom de casos, 130 confirmados, porém como o isolamento de uma das áreas da unidade foi possível zerar os casos e evitar mortes.  

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito