Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Violência nos espaços escolares é tema de debate na Unesc

Atividade fez parte da Escola de Inverno, realizada pela comunidade acadêmica
Por Redação Criciúma - SC, 09/07/2019 - 10:27
(foto: divulgação)
(foto: divulgação)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A prevenção às violências nos espaços escolares foi assunto, na noite desta segunda-feira (8), de uma conversa promovida pela Escola de Inverno da Unesc. O evento reuniu a comunidade acadêmica no Auditório Edson Rodrigues, onde as residentes do Programa de Residência Multiprofissional de Saúde Mental e Atenção Psicossocial, Patrícia Mariano e Gabriela Valerim, compartilharam suas experiências e conhecimento sobre o tema.

As profissionais puderam relatar situações nas quais atuaram em prol da prevenção em uma escola pública de Criciúma. Além de dividir com o público a metodologia utilizada, relatos e resultados obtidos, Patrícia e Gabriela tiraram dúvidas dos participantes e ouviram contribuições.

Conforme Gabriela, embora o desejo de todos ao procurarem eventos desse seja buscar uma resposta para a situação, não é possível apontar uma solução simples. "Não existe receita pronta. De forma alguma podemos chegar aqui e dizer para vocês de que forma é possível prevenir as violências nas escolas e a automutilação, por exemplo, embora eu também tenha procurado muito essa resposta em rodas de conversa e palestras. A verdade é que cada espaço vai precisar de uma dinâmica e será um caso único, mas nossa mensagem principal é destacar a importância da escuta qualificada e do acolhimento verdadeiro para depois disso ser realizado o encaminhamento e a eventual articulação da rede", destacou.

A acadêmica da oitava fase do curso de Psicologia da Unesc, Laura Mitkus, ouviu atentamente as informações levantadas pelas ministrantes do evento e fez questão de contribuir com a discussão relatando algumas situações que vivenciou em seu período como estagiária em um ambiente escolar. "Vocês têm toda razão ao dizer que não existe fórmula pronta. Eu me vi, no estágio, diante de diversas situações exemplificadas aqui hoje e tentei de alguma forma colaborar em cada situação. Acredito que o fato de discutirmos, ouvir o que deu certo na experiência de cada um, como nesse momento, acrescenta muito na nossa forma de atuar em situações futuras", comentou.

Tags: unesc

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito