Considerada a vinícola mais antiga de Santa Catarina, a Vinícola Caruso Mac Donald, fundada em 1913, foi tombada como Patrimônio Histórico Municipal de Urussanga. A iniciativa tem como objetivo garantir a preservação de um dos imóveis industriais mais representativos da história da cidade.
Fundada pelo imigrante italiano Giuseppe Caruso McDonald, o local é uma referência dentro da preservação e também do legado da imigração italiana, completando conjunto arquitetônico da cidade, com 24 equipamentos tombados pelo patrimônio.
Além de uma longa trajetória, a vinícola traz algumas características únicas, tornando a muito especial. “Ela tem 50 tinas, todas feitas em tijolo maciço e isso é uma raridade. Então, isso é a história de Urussanga, como ela foi fundada, é a história dos imigrantes que aqui chegaram. Ela teve uma capacidade de armazenamento de 2 milhões de litros de vinho, de várias variantes de uva”, explica a Stela Talamini prefeita de Urussanga.
De acordo com a prefeita, o próximo passo é com o compromisso e a responsabilidade em reconhecer o espaço e trabalhar para melhorar a cidade. “Nosso planejamento é integrar roteiros turísticos, trabalhar ações educativas, políticas de valorização da memória da cidade. Queremos fazer parte de uma série de eventos que vem de encontro com o turismo, utilizando o espaço para criar um espaço gastronômico e um espaço de lazer”, diz ela.
Confira a entrevista completa: