Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
CORONAVÍRUS - Saiba mais aqui

Vigilância Sanitária atuando no fim de semana do Dia dos Pais

Órgão continuará averiguando denúncias de aglomerações e festas particulares
Vitor Netto
Por Vitor Netto Criciúma - SC, 08/08/2020 - 11:49
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Mais uma data comemorativa ocorre no fim de semana. Domingo, 9, é comemorado o Dia dos Pais e famílias costumam se reunir e celebrar a data. Contudo, diante a pandemia do novo coronavírus, as comemorações ficam mais restritas. Aliado a luta contra a covid-19, a Vigilância Sanitária de Criciúma atuará neste fim de semana fiscalizando os estabelecimentos e festas particulares que tenham aglomerações. 

Conforme o coordenador da Vigilância Sanitária de Criciúma, Samuel Bucco, o ano é atípico e a pandemia assola o mundo inteiro. Ele também relembra situações que já o órgão já vivenciou em outras datas. "Tivemos um problema muito grande no Dia das Mães, onde em uma festa familiar ocasionou três pessoas em UTI e no Dia dos Pais pedimos a todos que entendam a situação, pois é um momento grave que vivemos, talvez o mais crítico que estamos enfrentando no município. Pedimos que todos entendam a situação", explicou.

Bucco lembra que a data neste ano precisa ser moderada e talvez seja necessário se limitar a realizar reuniões. "A Vigilância Sanitária vai estar atuando neste fim de semana bem como nos outros que ela atuou. Vai estar passando com a fiscalização, estamos trabalhando com regime de plantão nos sábados e domingos, feriados. Estamos atuando firmemente fazendo a fiscalização das regras e decretos", afirmou. 

Veja também - Dia dos Pais com fiscalização reforçada em Criciúma

O coordenador explica que a Vigilância atua na proteção e garantia da saúde da população. "Essa data merece ser comemorada, mas esse não é o momento, porque também é algo para a preservação da sua saúde. Muitos deles (os pais) são do grupo de risco e sabemos que a gravidade da doença evolui de acordo com a faixa etária. Pedimos a colaboração e compreensão de todos", finalizou. 

Regras e multas

As principais regras passam pela obrigatoriedade do uso de máscara, proibição de aglomerações de pessoas, respeito ao distanciamento e proibição de festas e eventos particulares. As multas variam entre R$ 1,9 mil e R$ 5,8 mil, além de processo criminal por descumprimento das medidas de combate à Covid-19.

Denúncias

As denúncias podem ser feitas pelo WhatsApp (48) 99193-6259, ou pelo aplicativo PMSC Cidadão. Também podem ser repassadas à Polícia Militar, via 190, e à Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Criciúma, via 199.

Colaboração: Decom / Prefeitura de Criciúma