Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Vídeos do projeto 130 anos, 130 histórias são entregues para famílias de Nova Veneza

Homenagem foi feita aos moradores mais idosos de Nova Veneza
Por Redação Nova Veneza, SC, 18/05/2022 - 16:32
Foto: Lucas Sabino/ Divulgação
Foto: Lucas Sabino/ Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Nova Veneza, com o apoio do Centro de Memória e Documentação (Cedoc) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), produziu ao longo de 2021 o projeto intitulado "130 anos, 130 histórias", que conta a trajetória de vida das pessoas mais idosas do município. Na noite desta terça-feira (17), as famílias receberam os vídeos que vão preservar a memória dos moradores mais idosos da cidade.

Os historiadores buscaram pessoas de diversas localidades de Nova Veneza, com a ideia de contar a história da Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana, através dos olhares destes cidadãos que muito contribuíram para o crescimento da cidade. São diferentes perspectivas sobre a história de famílias, comunidades e de todo o Sul de Santa Catarina. Todo o trabalho captado vai estar disponível no segundo andar do Museu do Imigrante Cônego Miguel Giacca, não só para visitação, mas como fonte de pesquisa sobre a cidade e a região.

O projeto foi gravado pelos historiadores da Unesc e contou com mais de 100 horas de gravações. "É a força e a coragem do nosso povo em levar a vida adiante apesar das adversidades. E assim Nova Veneza se formou. Queremos mostrar o quanto o nosso povo é herói no dia a dia. Estes homens e mulheres mostraram as suas histórias e também nos trouxeram para nós como que devemos continuar seguindo essa trajetória", conta a Secretária de Cultura, Esporte e Turismo, Carolina Ghislandi.

O coordenador do Cedoc da Unesc, Paulo Osório, conta que foi um privilégio produzir este material para Nova Veneza. "Não posso deixar de reconhecer o empenho da Secretária Carol e da prefeitura, que tiveram a sensibilidade de executar um trabalho tão bonito em um momento bem delicado que estávamos vivendo no ano passado, no âmbito da pandemia. As pessoas abriram as suas casas e contaram as suas memórias. O projeto mostrou o que é Nova Veneza, mostrando homens e mulheres que no seu tempo, deram a sua contribuição para deixar a cidade encantadora como é", comenta o historiador.

"Um povo sem passado é um povo sem memória. Temos que manter viva e acesa a memória de quem fez a história. As pessoas participaram de forma espontânea e agora este legado está eternizado neste material que tem um valor muito alto para a história e as futuras gerações da nossa amada Nova Veneza", comemora o Vice-prefeito, Élzio Milanez.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito