Dois urubus foram flagrados nessa quinta-feira (04) pousados nas janelas de um edifício no Centro de Criciúma. A cena chamou a atenção e causou preocupação entre os moradores. Em um dos apartamentos, um dos animais chegou a permanecer na janela da sala que estava aberta, levando a moradora a registrar o momento em vídeo, visivelmente assustada.
A presença inusitada levanta dúvidas sobre o motivo do aparecimento das aves em meio ao movimento urbano. A desconfiança de parte da comunidade é de que o desmatamento no Morro Cechinel, área de mata próxima ao Centro, esteja forçando os animais a procurar novos locais para se estabelecer.
Por que os urubus são repelidos?
Apesar de essenciais para o equilíbrio ambiental, já que se alimentam de carcaças e resíduos orgânicos, ajudando na limpeza do ecossistema, os urubus costumam ser repelidos pelas pessoas. O porte imponente e a associação com sujeira, doenças e morte reforçam a sensação de medo e incômodo.
O que fazer nesses casos?
De acordo com orientações de especialistas, algumas medidas ajudam a evitar a aproximação das aves:
Não deixar restos de comida expostos em sacadas ou próximo a janelas;
Manter janelas fechadas quando houver aves por perto;
Evitar espantar de forma agressiva, para não provocar reações inesperadas;
Acionar a Fundação do Meio Ambiente (Famcri) em caso de presença frequente.