Santa Catarina registrou, na madrugada e manhã deste sábado (9), a segunda ocorrência de neve em 2025. O fenômeno foi observado em cidades da Serra Catarinense, como São Joaquim e Bom Jardim da Serra, resultado da combinação de baixas temperaturas, por conta da atuação de uma massa de ar frio de origem polar, e umidade.
Desde a última quinta-feira (7), a Secretaria da Proteção e Defesa Civil do Estado havia alertado para a possibilidade de precipitação invernal neve e/ou chuva congelada na região. Em São Joaquim, os termômetros chegaram a marcar -1°C nas primeiras horas deste sábado, em Urupema, a mínima chegou a -2ºC.
Segundo a Defesa Civil, ainda há chance de novas ocorrências de neve nos pontos mais altos da Serra durante as próximas horas, embora a tendência seja de diminuição ao longo do dia.
Previsão
A próxima madrugada será marcada por frio intenso em Santa Catarina. Apesar do tempo firme e da ausência de condições para neve, o amanhecer deve ser de geada abrangente em grande parte do estado. As temperaturas mínimas ficarão entre 0°C e 4°C em várias regiões, podendo atingir valores negativos nos Planaltos.
A Defesa Civil reforça a importância de acompanhar atualizações de Avisos e Alertas Meteorológicos pelo site e canais oficiais.