A primeira neve de 2025 foi registrada nesta quinta-feira (29) em Santa Catarina. De acordo com a Secretaria da Proteção e Defesa Civil (SDC), o fenômeno foi observado em cidades da Serra Catarinense, com destaque para Bom Jardim da Serra e Urupema. Vídeos gravados por turistas mostram os flocos caindo, principalmente nas áreas mais altas da região. Em São Joaquim ela chegou um pouco depois e em menos intensidade.
Turistas festejam a neve em São Joaquim
Por volta das 8h30 o fenômeno chegou em São Joaquim onde há concentração maior de turistas e que aproveitaram para fazer o tão esperado registro.
Segundo a Defesa Civil, para que a neve ocorra, é necessário que alguns fatores coincidam, especialmente a combinação de baixas temperaturas com umidade suficiente na atmosfera. Foi justamente esse cenário que se confirmou ao longo da madrugada e início da manhã, com termômetros marcando -1°C em Urupema, sob garoa e céu encoberto.
Ao longo da semana, a SDC já havia emitido alertas sobre a condição de frio intenso, com possibilidade de precipitação invernal — incluindo chuva congelada ou neve. A previsão indicava que as áreas mais propícias para o fenômeno seriam os pontos mais altos da Serra Catarinense, o que acabou se confirmando
Mínimas registradas
Segundo dados da Defesa Civil, diversas cidades catarinenses registraram temperaturas negativas ou próximas de 0°C ao amanhecer. Confira algumas das mínimas:
Urupema: -1,4°C
São Joaquim: -0,1°C
Urubici: -0,1°C
Água Doce: 0,7°C
Tangará: 1,5°C
Bom Jardim da Serra: 2,1°C
Fraiburgo: 2,4°C
Campos Novos: 2,7°C
Lages: 3,4°C
Vídeos de Bom Jardim da Serra:
Vídeos São Joaquim: