Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Vereador Taliano fala em perseguição e rechaça ex-prefeito

Alvo de Comissão Processante e sob risco de perder mandato, Rozemar Sebastião fez forte discurso em sessão nesta terça
Por Enio Biz Urussanga, SC, 09/03/2022 - 10:58 Atualizado em 09/03/2022 - 11:02
Foto: Enio Biz / 4oito
Foto: Enio Biz / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O vereador Rozemar Sebastião, o Taliano (PDT), sofreu mais uma derrota na Câmara de Vereadores de Urussanga. Na sessão ordinária desta terça-feira (08), por 5 a votos a 3, os parlamentares aprovaram a instalação de uma Comissão Processante contra ele. A representação foi protocolada pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), através do presidente e ex-prefeito, Vanderlei Olívio Rosso. O objetivo é apurar denúncia de possíveis condutas incompatíveis com o decoro parlamentar. Taliano, juntamente com outros dois vereadores, já havia sido alvo de uma Comissão Processante aprovada no último dia 2 de fevereiro. Mas, por ora, esse processo está suspenso.

Na tribuna, um desabafo. Rozemar Sebastião falou em perseguição política e detonou o ex-prefeito Vanderlei Olívio Rosso. "Perseguição. Já fui afastado, com mais dois vereadores, e a justiça me colocou de volta entendendo que este vereador estava dentro da legalidade. Infelizmente, agora, mais uma vez nessa casa, entra com representação o senhor presidente do MDB, Vanderlei Olívio Rosso. Que moral tem para denunciar esse vereador. Ele mesmo solicitou máquinas para mim, mas não deu, não consegui atender ele. Será que se eu tivesse atendido, ele teria me denunciado? O que ia acontecer? Senhor Vanderlei Olívio Rosso, o senhor não tem moral pra fazer o que o senhor está fazendo comigo. Eu sou uma pessoa de bem. Eu nunca roubei nenhum centavo de ninguém, muito pelo contrário de vossa excelência. Não sei, não tenho provas, mas ficou por muito tempo no poder. Eu não tive oportunidade, nem se eu quisesse, mas prefeito dizem que tem, então o senhor teve essa oportunidade", desabafa.

Foto: Enio Biz / 4oito

O fato de ser aliado do prefeito afastado, Luis Gustavo Cancellier, foi atribuído pelo vereador Taliano como motivação para tentarem cassá-lo. "Vim querer me denunciar pela segunda vez? Na primeira vez o juiz mandou voltar. Já levaram um tapa na cara. Agora, entraram de novo. Vão entrar de novo até quando? Estão querendo meu lugar porque? Porque eu defendi o Gustavo? É porque eu sou bocudo, acho que é por isso. Que moral tem você, presidente do MDB, que está envergonhando a sigla, uma sigla onde eu também fiz parte. Você deveria ter vergonha na cara quando citar o nome do vereador Taliano e dizer que tem indícios de fraudes, essas porcalhadas que botaram ali. Eu nem quis ver as denúncias que estão aí", fala o vereador.

Rozemar Sebastião deu um recado para os colegas vereadores e voltou a citar o presidente do MDB urussanguense. "Gostaria que os meus pares pensassem bem. Poderia acabar com isso já. Porque amanhã pode ser vocês. Agora vai ser assim, cada partido vai querer cassar o outro. Ao invés de trabalhar, cada um vai ter que ficar se defendendo. Uma vergonha. Cada um de vocês coloca a mão na consciência. Vocês me conhecem, vocês sabem que estou inocente na história. Todo mundo me conhece, todo mundo sabe da minha índole, do meu caráter. Será que eu preciso ficar aqui respondendo? Urussanga está vendo. Eu vou dar a volta por cima e vou mostrar quem é o Taliano. Taliano é um cara trabalhador, um cara humilde, que veio da roça, que tem vergonha na cara. Que coisa senhor Vanderlei Rosso. O senhor deveria se envergonhar de quando citar meus nomes por aí, nos bares", dispara.

De acordo com Taliano, a lei do retorno não falha. "Ela tarda, mas não falha. Cada um tem aquilo que merece. Eu não quero rogar praga pra ninguém, mas o que eu to passando, há de passar todos aqueles que estão me julgando aqui. A justiça divina não falha. Fica na mão de vocês, senhores vereadores. Podem me cassar e, se eu sair, saio de cabeça erguida".

Durante a sessão, exaltado, o vereador questionou o direito de não poder votar com os demais edis para instalar ou não a Comissão Processante. "Outra coisa vergonhosa, tiraram o meu direito nessa noite de votar. Na hora da votação, vai entrar o vereador Tidinho, suplente, está aí prontinho pra votar. Eu não posso porque vou votar em causa própria. Mas, e o suplente? Se ele votar pra me cassar, não é legislando em causa própria? Que justiça é essa? Pensa bem, olha o que está acontecendo nessa Urussanga. Hoje de manhã me passou pela cabeça de eu abandonar e pedir renúncia, mas os meus amigos falaram para não fazer isso, porque é isso que a oposição quer. Não sairei daqui. Podem me cassar, mas eu não saio. O que vocês querem? Porque querem o meu lugar? Fazer o que o senhor Vanderlei Olívio Rosso está fazendo? Esse homem não vale nada. Mas, há de pagar. Pode ter certeza absoluta", finaliza.

Vereador Tidinho (PDT) votou a favor da instalação da Comissão. (Foto: Enio Biz / 4oito)

O apelo do vereador Taliano não surgiu efeito. Por 5 votos a 3, a Comissão Processante foi instalada.

Foram favoráveis a instalação os vereadores Luan Varnier (MDB), Ademir Bonomi (MDB), Daniel Moraes (PSD), Erotides Borges Filho (PDT) e Fabiano de Bona (PSDB). Já os vereadores Tiago Mutini (PP), Odivaldo Bonetti (PP) e José Carlos José (PP) foram contrários. 

O presidente da Comissão será o vereador Luan Varnier, tendo como relator o vereador Fabiano de Bona. Odivaldo Bonetti ficará como membro. "Vamos dar início aos trabalhos daqui cinco dias. Vamos reunir a comissão e, a partir de então, vamos começar a fazer todos os trabalhos de investigação. Se for necessário, chamaremos os indiciados e as testemunhas. Faremos da melhor forma possível. Temos essa missão. Eu já sou relator da Comissão Processante que investiga o prefeito afastado, Luiz Gustavo Cancellier, então já temos um conhecimento de como funciona. Vai seguir conforme a legislação e nosso regimento interno", explica Luan.

Confira o podcast da participação do vereador Rozemar Sebastião na tribuna:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito