Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Verão com lanches saudáveis para a garotada à beira mar

Nutricionista dá dicas para uma alimentação equilibrada nos dias de calor
Por Maira Rabassa Balneário Rincão, SC, 27/12/2021 - 17:29 Atualizado em 27/12/2021 - 17:39
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Estimular e ofertar, essas são as principais dicas de Gabi Búrigo, nutricionista infantil de Criciúma. Ela explica que com a temporada de verão, com as crianças brincando mais no sol e nas praias da região, é importante que os pais estejam atentos ao que ofertam de alimentos para a garotada. “Estimular o consumo das frutas. Vamos levar as frutinhas da estação. Leva higienizada, picada. Vale para o picolé, oferecer sempre o frutas”, completa a nutricionista. 

Além disso, os responsáveis devem estar atentos ao consumo de água e sucos. “Tem que oferecer para a criança, ou ela esquece de pedir. A hidratação é essencial nesse período”, afirma Gabi. Ela destaca que os pais precisam parar de abrir pacotes de bolachas. “Vamos parar de abrir pacotes de bolachas. Ao invés disso, levar frutas e sanduíches integrais. Dá trabalho, mas é importante”, diz. 

A alimentação quanto mais colorida, mais vitaminas os pequenos estão ingerindo. “É preciso ter esse colorido e aproveitar a estação. Tentar fazer uma alimentação mais colorida possível. Levar a criança na feira, fazer ela pegar nas frutas, nos legumes, ajuda a despertar a curiosidade das crianças”, afirma a nutricionista. 

O que fazer quando exagerar nas festas de fim de ano?

A nutricionista Gabi Búrigo alerta que, no caso de consumo exagerado de guloseimas durante o período das festas de fim de ano, é fundamental a hidratação. “Comeu demais, a primeira coisa é tomar água. Fazer um suco verde. Ajuda a limpar e ajuda na disposição”, aponta. 

Sobre gordura e açúcar ela ressalta que o consumo exagerado desses alimentos podem gerar várias doenças, além de deixar a criança mais cansada. “Tentar comer carnes e queijos mais magros. Os pais têm que comer os alimentos juntos com os filhos. A gente aprende a comer. Tem que ser estimulado”, conclui.

Receita de suco verde

1 folha Couve
½ maçã
1 limão
Raspas de gengibre
Água e gelo
 
Abacaxi
Fonte de Vitamina C e minerais. Auxilia na digestão de proteínas, é desintoxicante, seu período de safra abrange dezembro a fevereiro principalmente. Em uma fatia média ele possui 37 kcal.
 
Caju

Rico em vitamina do Complexo B e Ferro, seu período de Safra corresponde de janeiro a fevereiro. Uma unidade média corresponde a 55 Kcal.
 
Melancia
Rica em caroteno convertido em vitamina A, licopeno, vitamina C e vitaminas do complexo B. Uma fatia média corresponde a 50 Kcal. Na hora da compra, escolha as de casca firme e sem manchas escuras.
 
Melão
Possui ação diurético e laxante. Seu período de safra corresponde de dezembro a março e de julho a setembro. Na hora da compra, escolha os de casca firme, cor viva e sem rachaduras.  Uma fatia grande corresponde a 37 Kcal.
 
Pêra
Possui vitaminas B1, B2 e Niacina. Para escolher, de preferência à aquelas com casca sem ser dura, sem cortes, rachaduras ou manchas. Para seu armazenamento, conserve o aroma e o sabor em lugar fresco e seco.  O período adequado de safra é de Janeiro e fevereiro, já a importada é de até setembro. Uma unidade média corresponde a 59 Kcal.
 
Pêssego
Possui baixo teor calórico, fibras e baixo índice glicêmico. Na compra dê preferência aos de casca firme, mas não de casca dura. Seu período de safra corresponde de novembro a janeiro. Uma unidade média possui  21 Kcal.
 
Uva
É fonte de niacina e potássio. A niacina auxilia na pele, sistema nervoso e aparelho digestivo. O potássio junto ao sódio atua na concentração de líquidos das células. A uva Itália possui melhor situação no período de safra em janeiro a março, já a Uva Niágara em janeiro e fevereiro. Dez gomos médicos possuem 57 Kcal.
 

Copyright © 2021.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito