Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Veja os prazos dos pré-candidatos

Data limite para confirmar a filiação no sistema do TSE é 16 de abril
Por Vitor Ávila 09/04/2024 - 14:41 Atualizado em 09/04/2024 - 14:44
Foto: José Cruz/Agência Brasil
Foto: José Cruz/Agência Brasil

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

As eleições municipais de 2024 se aproximam e quem vai concorrer aos cargos de vereador, prefeito ou vice-prefeito tem prazos para cumprir. Confira as datas e o que deve ser feito pelos pré-candidatos até o dia da votação.

Segundo o advogado Pierre Vanderlinde até o último sábado (5), seria a data final para quem quisesse se candidatar, estar com a filiação partidária em dia, mas ainda podem surgir notícias relacionadas a filiações.

“A filiação é um ato complexo, que em um primeiro momento é feita dentro do partido e depois vai ser informada à Justiça Eleitoral. Pode ser que alguém tenha se filiado a determinado partido e não tenha divulgado. Então até o dia 16 de abril, data final para confirmar a filiação no sistema do TSE, poderemos ter alguma surpresa”, ressaltou Vanderlinde.

No dia 8 de maio, termina o período de cadastro eleitoral, e para os pré-candidatos este será o tempo para a continuidade da pré-campanha. Assim, expondo as suas propostas e divulgando a sua possível candidatura nos veículos de comunicação.

Convenção Partidária

O prazo para convenção partidária tem início no dia 20 de julho e vai até 5 de agosto. “Esse é o período que os partidos devem escolher os seus candidatos e definir as coligações, que este ano serão somente para as eleições majoritárias, ou seja, de prefeito”, explicou o advogado.

O prazo para registro de candidatura é 15 de agosto. Após isso, no dia 16, começa a propaganda eleitoral.

Tags: eleicoes2024

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito