Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Vampiro questiona a Celesc sobre o aumento da tarifa de energia elétrica

Para o deputado, reajuste é inadmissível
Por Redação Florianópolis, SC, 25/08/2020 - 14:41 Atualizado em 25/08/2020 - 15:45
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

“É inaceitável que a Celesc, mesmo com lucro de R$ 144 milhões anunciado no trimestre, cogite aumentar a sua receita atingindo diretamente o bolso dos catarinenses, em um momento tão difícil como este que estamos vivendo”, disse o deputado estadual Luiz Fernando Vampiro,  durante sessão da Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia, que teve a participação do presidente da companhia, Cleicio Poleto Martins.

Luiz Fernando Vampiro foi o autor da lei que garante a prorrogação do pagamento das contas de água, luz e gás em Santa Catarina. Segundo o deputado, aumentar a tarifa e cogitar a possibilidade de voltar a cortar a energia elétrica de inadimplentes contraria a missão da empresa pública, que tem como obrigação a responsabilidade social.

A previsão de reajuste é de 8,14% nas tarifas de energia elétrica, conforme autorização da Aneel. “Os consumidores que agora são surpreendidos com um reajuste não tiveram aumento salarial neste percentual nos últimos anos. Milhares perderam o emprego ou estão com salários reduzidos pela pandemia”,  explicou o deputado.

Corte de energia - A Assembleia Legislativa aprovou um pedido de informações para a Celesc sobre a possibilidade da retomada do corte de energia durante a pandemia para pessoas e empresas inadimplentes. O parlamento chegou a aprovar um Projeto de Lei que proibia o corte de energia durante a pandemia e estipulava o parcelamento sem multa em até 12 vezes.

“A Celesc é dos catarinenses, tem compromissos com a sociedade e não pode agir de forma tão desumana, sem olhar para a população mais sofrida. Não pode, igualmente, descumprir uma Lei aprovada pelo parlamento”, complementa o deputado.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito