Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Vacinação de crianças em Maracajá tem baixa cobertura e preocupa autoridades

Campanha chega a dez dias e até aqui apenas 30% das crianças foram vacinadas
Por Redação Maracajá - SC, 16/08/2018 - 14:03 Atualizado em 16/08/2018 - 14:07
(foto: divulgação)
(foto: divulgação)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Depois de dez dias do início da campanha de vacinação, mais de 70% das crianças de Maracajá ainda não foram vacinadas contra pólio e sarampo. O balanço preliminar do Setor de Vigilância Epidemiológica do Departamento Municipal de Saúde mostra que até esta quinta-feira (16) apenas 105 das 365 crianças de um ano até menores de cinco anos de idade haviam sido imunizadas. Neste sábado (18) será o "Dia D" da campanha, quando o Cemasas estará aberto das 8 `s 17 horas, sem fechar para o almoço.

"O volume representa pouco mais de 28% do público-alvo da campanha de imunização contra as duas doenças e os pais precisam se conscientizar que a vacina é a forma mais eficaz de inibir o reaparecimento dessas doenças, que já eram consideradas eliminadas no país", ressalta a responsável pelo setor, Silvana Bilésimo, que encaminhou informativo alertando os pais de crianças do Centro de Educação Infantil  Municipal Margareth Maria Tomasi Rocha.

Para garantir a cobertura total contra o sarampo, mesmo as crianças de até cinco anos que já tomaram alguma dose das vacinas poderão ser imunizadas com a vacina tríplice viral. No caso da poliomielite, crianças que nunca tomaram nenhuma dose na vida receberão a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). Já as crianças menores de cinco anos que já tomaram pelo menos uma dose da vacina, receberão apenas a gotinha (Vacina Oral Poliomielite).

Conforme Silvana, o Ministério da Saúde informou que, até esta semana, foram confirmados 910 casos de sarampo no Amazonas, onde mais 5,6 mil casos ainda estão em investigação. Roraima confirmou 296 casos, sendo que 17 deles são residentes da Venezuela. Outros 101 casos estão sendo investigados no estado. Seis pessoas morreram por sarampo nos dois estados este ano. Três das vítimas são estrangeiros. Casos de infecção pelo vírus do sarampo importados do país vizinho também foram identificados em São Paulo (11), Rio de Janeiro (14), Rio Grande do Sul (13), Rondônia (12) e Pará (2).

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito