Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Uso de máscaras: Em um mês, de 90% a 100%

Reportagem foi à Praça Nereu Ramos e confirmou a adesão plena ao item. Há, porém, contestações
Por Sandy Brasil Criciúma, SC, 11/09/2020 - 16:35 Atualizado em 11/09/2020 - 16:37
O taxista Jorge Vasconcelos elogia a população pela adesão às máscaras / Fotos: Sandy Brasil / 4oito
O taxista Jorge Vasconcelos elogia a população pela adesão às máscaras / Fotos: Sandy Brasil / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Em 10 de agosto, a reportagem do 4oito foi às ruas conferir a adesão da população ao uso da máscara, como parte dos protocolos de prevenção à Covid-19. O uso foi anunciado como obrigatório a partir de 17 de julho, mas no começo de agosto ainda havia quem não usasse o item nas ruas. Em seguida, a fiscalização apertou, algumas multas de R$ 1,9 mil foram emitidas e a adesão se tornou total.

Naquela ocasião, há um mês, em um universo de 100 pessoas transitando na Praça Nereu Ramos, 90 estavam com máscara. Ou seja, 10% não faziam uso da proteção. Havia quem estivesse com ela no queixo, pendurada em uma das orelhas, removendo para fumar, tomar sorvete ou apenas para respirar melhor durante os deslocamentos. 

Confira também:

Mesmo com obrigatoriedade, ainda há quem circule sem máscara

Um mês depois, a reportagem voltou à praça Nereu e conferiu que, de fato, a maioria compreende a necessidade. “Tive muita dificuldade de respirar, principalmente ao andar de bicicleta", contou João Marciano de 58 anos, morador do Bairro Pinheirinho e desempregado. Mesmo reconhecendo a dificuldade, ele não abre mão do item.

Mas, embora a adesão maciça, ainda há quem cite possíveis descumprimentos da regra. André Fortuna Patrício, de 21 anos, lembrou que muitos ainda não respeitam totalmente o uso dentro de estabelecimentos. “Muitas pessoa estão sem mascaras em mercado, lojas, em todos os lugares. Abaixando a máscara, com o nariz ou a boca para fora", afirmou André, que mora no Bairro Cidade Mineira Velha e trabalha como cozinheiro.

André conta que as pessoas entram em muitos lugares sem usar máscara

Para o taxista Jorge Vasconcelos, 61 anos, morador do Bairro São Roque, a população merece elogios. "O povo é educado e está usando a máscara. Mas todos temos o direito de ir e vir, eu faço o certo, mas tem pessoas que não pensam assim", pontuou.

Para o desempregado Mário Alexandre De Bettio, de 18 anos, residente no Bairro Santa Luzia, é preciso lembrar que muitos estão nas ruas por necessidade. "Estou passando o máximo de tempo em casa, evito o máximo sair, levo a quarentena a sério, mas vejo que muitos não", finalizou.

Mário evita ao máximo sair de casa

A Vigilância Sanitária segue fiscalizando a obrigatoriedade do uso das máscaras na cidade.

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito