O município de Urussanga completa na próxima segunda-feira, dia 6, os 125 anos de emancipação político-administrativa. O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte, preparou uma programação especial durante a semana repleta de ações culturais, com início neste sábado, dia 4, e que se estende até a sexta-feira, dia 10. As atividades enaltecem a história e a cultura da cidade, com eventos abertos ao público em diferentes locais.
A prefeita Stela de Agostin Talamini ressalta que as ações culturais visam valorizar a história do município, que normalmente celebra o aniversário no dia da fundação em 26 de maio. "Urussanga foi construída com coragem, trabalho e amor à terra. Celebrar os 125 anos de emancipação é homenagear as gerações que lutaram por um futuro melhor e reafirmar nosso compromisso com o desenvolvimento e o bem-estar da população", declara.
A programação inclui exposições fotográficas, resgate do dialeto, entrega de obra artística, roda de samba e até uma missa celebrada em língua italiana. Algumas atividades culturais foram viabilizadas por meio de projetos aprovados com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) através do Ministério da Cultura. "Preparamos uma semana especial com várias ações culturais como forma de agradecer os nossos antepassados e celebrar o momento com cada cidadão urussanguense", disse a diretora de Cultura, Eliana Maccari.
Confira a programação completa:
Sábado (dia 4),
15h - Filó do Movimento Ostrega, na residência de Rosa Apolinário
Domingo (dia 5),
14h - Roda de Samba com o grupo Samba Session, no coreto da Praça Anita Garibaldi
Segunda-feira (dia 6),
8h - Abertura da exposição "Resgate fotográfico da cidade de Urussanga", de Jaira Meneghel, na recepção da Prefeitura (em exibição até 17/10)
Terça-feira (dia 7),
17h - Entrega da obra coletiva "Manto de Anita", da artesã Lucemar Pereira, na Casa da Cultura
Quarta-feira (dia 8),
19h30 - Cerimônia do V Concurso Hedi Damian, no Ginásio Centenário, com premiação a estudantes de Urussanga e Longarone (Itália)
Quinta-feira (dia 9),
18h30 - Missa em língua italiana, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, com participação do Coral Santa Cecília, em memória às vítimas da tragédia de Vajont (1963)
Sexta-feira (dia 10),
13h - Apresentação do Coral da Escola de Artes do Município, na recepção da Prefeitura.
Urussanga vai completar 125 anos de emancipação com semana de ações culturais
Programação inclui exposições, missa em italiano, roda de samba e atividades

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo