Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Uruguai: menos de mil contaminados e 20 mortes por Covid-19

País vem se mostrando um dos mais eficientes no combate ao coronavírus
Por Paulo Monteiro Uruguai , 21/05/2020 - 13:21 Atualizado em 21/05/2020 - 13:22
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Uruguai vem se mostrando eficiente no combate ao novo coronavírus, quando comparado a outros países da América. Vizinho do Brasil. o país está com a sua curva de contágios achatada, o número de infectados é baixo, assim como a taxa de letalidade, e a quantidade de curados só aumenta. 

Com a primeira morte por Covid-19 registrada em 29 de março, o Uruguai possui atualmente 738 casos da doença, 20 óbitos e 579 pessoas recuperadas. Apesar de ser um país relativamente pequeno, com uma população de somente 4,3 milhões de pessoas, a taxa de casos por milhão de habitantes é seis vezes menor do que a do Brasil, por exemplo.

Além disso, o Uruguai tomou algumas atitudes diferentes dos países vizinhos que também foram afetados pela pandemia. No dia 13 de março, enquanto o país contava com os seus quatro primeiros casos de Covid-19, o presidente Lacalle Pou declarou emergência sanitária e impôs o fechamento parcial das fronteiras.

Todas as aulas e eventos foram suspensos, fronteiras começaram a ser fechadas, assim como shoppings e comércios, mas durante este período, o país nunca declarou quarentena total. Ao invés disso, lançou a “Operação Todos em Casa”, apelando pela responsabilidade da população e recomendando que os habitantes evitassem deixar suas residências com frequência. 

Quem precisasse trabalhar fora de casa, no entanto, não foi impedido pelo governo. “Não está desaconselhado sair, desde que a pessoa mantenha distância de outras e use máscara”, declarou o presidente uruguaio.

Algumas medidas visando a estabilidade da economia no país também foram adotadas, como um programa de estímulo à iniciativa privada e um seguro destinado a quem perdeu emprego ou acabou tendo o salário reduzido. Um “auxílio emergencial”, como o existente aqui no Brasil, de 160 dólares também foi dado para trabalhadores informais durante dois meses. Aposentados e funcionários públicos, por este mesmo período, tiveram seus salários reduzidos.

Fontes: Gaúcha, Gazeta do Povo, G1

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito