Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Urologista esclarece o que é hiperplasia prostática

Presidente Michel Temer foi internado na última semana com o problema
Por Clara Floriano Criciúma - SC, 02/11/2017 - 16:44
(foto: Evaristo Sa/AFP)
(foto: Evaristo Sa/AFP)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Na última semana o presidente Michel Temer foi internado devido a uma hiperplasia prostática. A partir daí surgiram algumas dúvidas sobre a doença. Pensando em esclarecer o assunto e aproveitando o gancho do Novembro Azul, o médico urologista Silvio Burigo esteve no programa Ponto Final, através da Campanha Viva Mais.

O médico explicou que a hiperplasia é um aumento do volume prostático. “A próstata é uma glândula do tamanho de uma noz, que fica situado logo na saída da bexiga. E o canal da urina passa no meio dessa glândula, que serve para nutrir o sêmem quando passar por ali. Só que não se sabe muito bem porque, depois dos 40 anos essa glândula aumenta de tamanho, hipertrofia. E hipertrofiando ela tapa o canal da urina, dificultando a passagem”, contou o urologista.

Segundo Burigo, a bexiga tem uma capacidade limitada de armazenamento de urina, por isso, e quando hiperplasia impede a passagem da urina, causa um grande desconforto no homem.

“Para resolver imediatamente a gente sonda, coloca uma borrachinha pela uretra, para extrair a urina, mas essa borrachinha não pode ficar muito tempo, pois causa um desconforto muito grande. Alguns casos a gente resolve com medicação, outros só com cirurgia, como foi o do presidente”, disse o médico.

Sobre a hiperplasia e o câncer de próstata, o médico disse que os dois são considerados tumores. A hiperplasia é benigna, porque se restringe só a próstata. Já o câncer começa a se desenvolver em órgãos vitais, o que pode levar a morte.

“A hiperplasia só dá problema localmente e o maior é a obstrução da urina. As pessoas que tem hiperplasia não conseguem esvaziar a bexiga. Sempre fica o resíduo vesical, e esse resíduo pode causar problemas como infecção, formação de cálculos e até tumores”, revelou.

De acordo com o urologista a hiperplasia apresenta sinais como necessidade de fazer mais força para urinar e urinar mais vezes durante o dia. “Esses casos estão mais difíceis de acontecer. Hoje os homens já estão se antecipando, quando sentem alguma coisa já procuram o médico”, afirmou.

O médico falou ainda que é importante que o homem procure um médico tanto nos casos de hiperplasia, quanto nos de câncer de próstata. “O câncer de próstata tem 100% de chances de ser curado se for detectado em uma fase precoce. Por isso que é importante que homens a partir dos 45 anos façam os exames e acompanhem as recomendações de urologista”, esclareceu.

O médico explicou que, como a glândula começa a se modificar aos 40 anos, aproximadamente 5% dos homens entre esta idade e 50 anos terão problemas. Já dos 50 aos 60 as chances aumentam para 20%. E dos 60 anos para frente a maioria dos homens apresentam problemas.

“Todos nós vamos ter problema de próstata algum dia se vivermos até os 80, 100 anos. Infelizmente a medicina não consegue detectar as causas da hiperplasia e o câncer de próstata. Mas a gente tem maneiras de controlar essas doenças, até com medicamentos”, afirmou.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito