Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

UPA do Rio Maina: Em três meses, quase 20 mil atendimentos

Inauguração do espaço ocorreu no dia 18 de fevereiro e contou com a presença do Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga
Por Geórgia Gava Criciúma, SC, 18/05/2022 - 07:40 Atualizado em 18/05/2022 - 07:58
Foto: Arquivo/ 4oito
Foto: Arquivo/ 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Há três meses, o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, estava em Criciúma para a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento do Rio Maina (UPA). Desde o dia em que as portas foram abertas à comunidade, até esta quarta-feira, foram quase 20 mil assistências realizadas no espaço, que prevê a oferta de serviços de urgência e emergência, odontológicos e pequenas cirurgias. 

“O serviço que a UPA oferece à população é indispensável e de extrema relevância, pois antes, o Rio Maina só tinha a atenção primária (Postos de Saúde) e a terciária (Hospital São José), que é responsável por atender emergências maiores e mais complexas. Havia um vazio entre esses serviços. A população do Distrito tinha que se deslocar até o 24h da Boa Vista ou à UPA 24h da Próspera”, comenta o diretor-geral da Unidade, Fabiano Ribeiro Teixeira. 

A Unidade 24h atende casos de urgência e emergência. "Esse é o nosso público. A população precisa entender o serviço para que os atendimentos sejam rápidos e não haja superlotação. O que acontece hoje, é que 70% das assistências são ambulatoriais, superlotando a unidade e causando demora devido à quantidade de pacientes superar a capacidade operacional. Utilizamos o acolhimento com classificação de risco”, acrescenta Teixeira. 

A Unidade do Rio Maina trouxe mais fluidez do município. "A saúde de Criciúma está, com toda certeza, entre as melhores do país e é uma referência nacional apontada por avaliadores do Ministério da Saúde. A população já está entendendo o funcionamento das UPAs e, se o cidadão procurar o serviço correto, será sempre muito bem atendido e assistido”, finaliza o diretor-geral. 

Equipe que atua na UPA do Rio Maina

Atualmente, a equipe da UPA do Rio Maina é composta por dois plantões. Durante o dia, são três médicos, três enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem, um técnico para gesso, um técnico em radiologia, três profissionais de serviços gerais, uma gerente de enfermagem, um diretor, três recepcionistas, além de vigia, serviço social, recursos humanos e financeiro.

À noite, a equipe é um pouco menor, são dois médicos, dois enfermeiros, três técnicos de enfermagem, um técnico para gesso, um técnico radiologia, um profissional para serviços gerais e um vigia. 

NÚMEROS DE ATENDIMENTOS NA UPA:

  • 19760 pessoas foram atendidas no Rio Maina, sendo;
  • 1320 atendimentos odontológicos;
  • 17340 atendimentos médicos;
  • 1100 pequenas cirurgias.

VOCÊ DEVE PROCURAR A UPA EM CASOS DE:

  • Febre alta, acima de 39°C;
  • Fraturas e cortes com pouco sangramento;
  • Infarto e derrame;
  • Queda com torção e dor intensa, com suspeita de fratura;
  • Cólicas renais;
  • Falta de ar intensa;
  • Crises convulsivas;
  • Dores fortes no peito;
  • Vômito constante.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito