Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

UniSatc poderá ingressar no programa Universidade Gratuita 

Projeto, que deverá ser votado na próxima semana, beneficiará estudantes catarinenses 
Por Redação Criciúma, SC, 03/07/2023 - 20:02
Foto: Divulgação/ UniSatc
Foto: Divulgação/ UniSatc

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os 64 anos de trabalhos voltados à comunidade da Satc pode resultar em um grande benefício para os acadêmicos do Centro Universitário UniSatc ainda este ano. O programa Universidade Gratuita, proposto pelo governo de Santa Catarina, está em tramitação na Assembleia Legislativa e deve ir à votação nas próximas semanas, e, se aprovado, irá beneficiar fundações ou associações beneficentes, como a UniSatc. 

O projeto engloba, em sua maior proporcionalidade, o financiamento de bolsas de estudo integrais para estudantes de universidades comunitárias e beneficentes. Neste critério, ingressam as universidades que fazem parte da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE). Faz parte ainda a UniSatc, por ser associação beneficente.  

"O programa Universidade Gratuita pode ser um marco no desenvolvimento do estado de Santa Catarina. A Unisatc é uma instituição sem fins lucrativos e com uma forte presença na sociedade, desta forma estamos confiantes e preparados para contribuir na formação de novos profissionais, além de continuar a construir uma sociedade mais igualitária e próspera", afirma o reitor do Centro Universitário UniSatc, Carlos Antônio Ferreira.  

Ao receber as bolsas do governo, as universidades comunitárias terão que dar uma contrapartida. Mais um benefício para os estudantes. A cada número específico de bolsas de estudos ofertadas pelo Governo em uma instituição de ensino superior, a universidade deverá dar mais alguma bolsa gratuita, ampliando ainda mais o acesso ao ensino superior.  

O Universidade Gratuita está sendo analisado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, já que se trata da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/2023. Ele já passou na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que votou pela admissibilidade da proposta.  

O que é o programa Universidade Gratuita? 

O Programa Universidade Gratuita do Governo do Estado vai oferecer aos estudantes matriculados em instituições de ensino superior de Santa Catarina bolsas de estudos integrais, desde que atendam a critérios estabelecidos. Ele é um financiamento não reembolsável. A expectativa do Governo é atender pelo menos 30 mil acadêmicos em 2023, chegando a 75 mil em 2026. 

Poderão se beneficiar do programa estudantes matriculados em instituições de ensino superior, desde que sejam catarinenses ou que residam no estado há pelo menos cinco anos. Também é necessário que a renda familiar seja de, no máximo, 10 salários mínimos, entre outros critérios.  

*As informações deste texto se baseiam no Projeto de Lei (PL) da Universidade Gratuita que se encontra em análise na Assembleia Legislativa, podendo ou não sofrer alterações. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito